PPG em Sementes aprova projeto para Pesquisador Visitante

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes teve aprovado projeto, na Chamada MEC/MCTI/CAPES/CNPq/FAPs Nº 71/2013, para Pesquisador Visitante Especial na área Produção Agrícola Sustentável. O projeto intitulado Produção, avaliação e conservação de sementes de quinoa (Chenopodium quinoa Willd.) contará com a participação da Universidade Federal de Pelotas, Oregon State University, Embrapa Clima Temperado e Embrapa Cerrados.

O Pesquisador Visitante Especial da Oregon State University será o professor Sabry Elias, com apoio do doutor Adriel Garay. Elias possui vasta experiência em análise e controle de qualidade de sementes, estudos de maturação fisiológica, estabelecimento de época de colheita de sementes de espécies agrícolas e em conservação de germoplasma in situ e ex situ de espécies tropicais e subtropicais. Constitui-se também numa liderança internacional com destacada produção científica e tecnológica, e suas atividades têm contribuído para o avanço do conhecimento na sua área de atuação. É pesquisador Sênior do Departamento de Ciência do Solo e Plantas da universidade americana, na área de Ciência e Tecnologia de Sementes.

O Pesquisador Visitante Especial realizará três visitas ao Brasil, com periodicidade anual e duração individual de 30 dias, para subsidiar as atividades contempladas no projeto. Além disso, será tutor de duas bolsas de doutorando sanduíche junto à instituição no exterior. Sua participação contribuirá para promover a incorporação, consolidação e expansão da quinoa no sistema de produção agrícola do Brasil em bases sustentáveis, promovendo uma alternativa de diversificação alimentar.

Garay, apoiador do projeto, é natural da região andina, do altiplano peruano, um dos centros de origem da quinoa. Possui larga experiência com a cultura e em ciência e tecnologia de sementes. Atualmente é gerente do Laboratório de Sementes da universidade do Oregon, maior laboratório da Costa Oeste Americana e com mais de 100 anos de existência, sendo instituição parceira da UFPel desde 2004. Contribuirá com seus conhecimentos e experiência dando suporte ao doutorando sanduíche junto ao Laboratório de Sementes da Universidade Estadual de Oregon.

Além do financiamento da pesquisa, este projeto contempla também uma bolsa de Pós-Doutorado Junior de 36 meses.

No projeto estão envolvidos, além dos renomados pesquisadores da Oregon State University, três pesquisadores da Embrapa e cinco docentes do PPG em Ciência e Tecnologia de Sementes da UFPel.

A internacionalização deste programa de pós-graduação, através deste projeto e de anteriores na América Latina, evidencia a inserção internacional do programa, seguindo a tendência dos programas de excelência da área.