UFPel comemora os 65 anos da Escola de Belas Artes

ebactsFundada em 19 de março de 1949, a Escola de Belas Artes de Pelotas (EBA) foi espaço para a formação de diversas gerações de artistas e também de uma das maiores instituições de ensino do estado, a Universidade Federal de Pelotas. Em 2014, ela chega aos seus 65 anos e a UFPel busca celebrar a marca, resgatando aspectos da sua história, inclusive a utilização do seu espaço físico, doado pela benemérita que passou a integrar o nome da instituição: dona Cármen Trápaga Simões.

Segundo a professora Úrsula Rosa da Silva, diretora do Centro de Artes da UFPel, unidade acadêmica surgida a partir da EBA, a escola é um germe bastante forte da universidade: a partir das primeiras atividades da escola, chega-se hoje à uma marca de 1,5 mil alunos em atividade, distribuídos em 17 cursos de graduação, além de outros que surgiram junto ao então Instituto de Artes ou Instituto de Letras e Artes, como Letras e Arquitetura, além do curso de Museologia, que, embora não ligado ao Centro de Artes, faz do espaço da EBA sua sede.

Resgate do espaço
O aniversário de 65 anos da Escola de Belas Artes despertou nas lideranças de duas unidades acadêmicas da UFPel o desejo pelo resgate de atividades e do espaço da Escola. Uma delas é a restauração da bela edificação doada por Cármen Trápaga Simões, que hoje se encontra interditada por problemas em sua estrutura. De acordo com Úrsula, a data comemorativa será um pontapé inicial na busca por projetos e recursos para a obra: “É um compromisso nosso com a família”, afirma, ao lembrar que a doação do prédio ocorreu com a premissa de que ele fosse utilizado apenas para a educação em belas artes, fato esse incluído até mesmo no contrato.

A idéia é ocupar o espaço com atividades voltadas principalmente para a extensão. Seriam destacados para o local, do Centro de Artes, o Laboratório de Artes Populares Integradas (Lápis), responsável por oficinas, salas de exposição e atividades de extensão voltadas para as artes, e o Núcleo de Folclore e, por parte do Instituto de Ciências Humanas, o Laboratório Multidisciplinar de Investigações Arqueológicas (Lâmina), voltado para atividades de ensino, pesquisa e extensão na área, possuindo reserva técnica e espaço para salvamento arqueológico.

Atividades
A programação do aniversário da Escola de Belas Artes Cármen Trápaga Simões terá início no dia 26 de março, com homenagens referentes à data a serem realizadas no prédio do Centro de Artes. Já no dia 12 de abril, ocorrerá descerramento de placa comemorativa e um Dia de Criatividade, atividade esta que também é um resgate da história da instituição, que realizava essas jornadas nos seus primórdios. Este momento será realizado na Praça Cipriano Barcelos, da qual a estrutura tem privilegiada visão. Também fará parte da programação uma doação de livros sobre arte para a rede municipal de ensino e uma exposição comemorativa.

EBA_65anos