Biblioteca do Campus Capão do Leão em fase de acabamento

biblioteca cclA tão aguardada obra da Biblioteca do Campus Capão do Leão está em fase de acabamento e deverá estar concluída até meados de julho. Com cerca de 1.200 m² e envolvendo recursos da ordem de R$ 2,4 milhões, a construção que esteve parada por um longo período, aguardando a licitação da segunda fase, avançou e já deixa à mostra o belo resultado do empreendimento.

Segundo o fiscal da obra, engenheiro civil Carlos Francisco Veiga Barbosa, da Coordenação de Obras e Planejamento Físico da Proplan, como o projeto inicial previa a construção em outra área do campus, foram necessárias adaptações devido ao novo posicionamento do terreno. “A aditivação do contrato contempla aspectos modificados ou não planejados inicialmente, como, por exemplo, a instalação do sistema de ar condicionado, cujo projeto foi redimensionado, diminuindo-se o número de aparelhos e aumentando a sua capacidade”, observa.

biblio 2Barbosa destaca também a reforma do telhado, danificado por um temporal, a triplicação da seção das calhas e o redimensionamento das calçadas, que pela nova configuração da área serão mais amplas. “O aditivo prevê também o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) e projeto de descargas atmosféricas, antes não previstos”, informa o fiscal da obra. Outro item acrescentado é a instalação de câmeras para controle interno das atividades.

Na fase atual, está sendo feita a instalação elétrica e de tubulação do sistema de ar condicionado, que antecede a colocação dos forros de gesso. Também estão colocados os pisos internos e revestimentos em pedra.

Imagem hall biblioteca“A parte restante da obra é relativamente rápida, pois os acabamentos, todos em vidro, alumínio e gesso, serão executados por firmas especializadas”, opina o engenheiro da UFPel. Carlos Francisco Barbosa destaca ainda diferenciais da obra, como o piso elevado, com placas móveis que permitem a eventual alteração de layout sem necessidade de demolições.

O novo prédio abrigará a área administrativa e de recuperação de acervo, a área para acervo e consultas, guichês de estudo e amplo balcão de computadores. Ao centro, estará localizado o setor de atendimento, em ampla área de circulação e convívio. “Será, talvez, um dos prédios mais bonitos do campus”, antecipa o fiscal da obra.

Estamos reconstruindo a UFPel! Clique aqui e veja as ações de infraestrutura que estão transformando a nossa Universidade.