Início do conteúdo

Atendimento humanizado é a marca da Oncologia do HE

Atendimento humanizado, feito por uma equipe de profissionais extremamente comprometidos com o trabalho e que se emocionam quando relatam o contato cotidiano com os pacientes e seus familiares, é a marca do serviço de Oncologia do Hospital Escola da UFPel.

4 Tudo isto ficou claro durante a segunda edição do Café com a Direção, evento realizado periodicamente pelo Hospital e que visa aproximar a comunidade do HE com a Direção e fazer com que todos conheçam melhor a Instituição em que trabalham. O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira (7), no auditório do Hospital.

3 Na abertura do Café, a diretora do HE, Julieta Carriconde Fripp, assinalou os objetivos do encontro e disse que a Oncologia é um setor de alta complexidade que ela classifica como o carro-chefe do Hospital. “Neste vídeo produzido pelo nosso setor de Comunicação, veremos a quimioterapia, a radioterapia, o Pidi (Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar) e o que faremos para ampliar todos os serviços. Mas uma coisa é preciso destacar, o olhar diferente que temos para com os pacientes”, observou Julieta.

Depoimentos de pacientes, profissionais, acadêmicos, cuidadores e familiares marcam o vídeo produzido pela Comunicação do HE, que tem uma duração de cerca de 17 minutos. Imagens e informações sobre todo o trabalho de diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos estão fartamente colocadas no vídeo.

A exibição do trabalho emocionou a todos os presentes no auditório e fez com que manifestações ocorressem. Os profissionais e a direção do HE enfatizaram, sem esconder a emoção, o comprometimento com que as atividades são feitas e o caráter 100 por cento SUS de todos os atendimentos do HE da UFPel.

A terceira edição do Café com a Direção abordará a área Materno-Infantil do HE. A primeira, realizada em janeiro, apresentou uma retrospectiva das atividades de 2013.

Oncologia do HE
Desde o ano 2000, o Hospital Escola UFPel possui o único serviço de oncologia habilitado na região sul que atende integralmente pelo SUS. Em 2007, o serviço passou a funcionar como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), que contempla nas linhas de cuidado prevenção, diagnóstico e tratamento, reabilitação e cuidados paliativos.

A infra-estrutura do serviço de oncologia/quimioterapia atende às normas sanitárias vigentes, composta por recepção, sala de espera com sanitários, consultórios médicos farmácia de dispensação de medicamentos, sala de procedimentos, câmara de manipulação com capela de fluxo laminar e posto de enfermagem.

Com capacidade para oito atendimentos simultâneos, os pacientes que utilizam quimioterápicos via parenteral fazem o tratamento em poltronas reclináveis, localizadas em cabines isoladas, seguras e confortáveis, todas com instalação sanitária. Para pacientes mais debilitados ou que necessitam de um maior tempo de infusão, o serviço oferece três leitos-dia, onde o tratamento é realizado em cama hospitalar.

No que diz respeito a orientações sobre direitos sociais, como transporte gratuito, seguridade social e assistência judiciária, os pacientes recebem um amparo integral do Hospital Escola.

Além da equipe de referência (médicos e enfermagem), o serviço possui equipe multiprofissional de apoio nas áreas de nutrição, psicologia, serviço social, farmácia e todos os serviços de diagnóstico e tratamento, incluindo exames laboratoriais e de imagem.

Pelo menos uma vez por semana, os pacientes recebem o carinho de manifestações voluntárias através de grupos musicais, visitas, entre outros.

O ensino está inserido no Serviço de Oncologia através da atuação da Residência Multiprofissional na área de saúde Oncológica nas especialidades de Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.

No ano de 2013 houve um acréscimo de cerca de 20% no número de atendimentos e procedimentos oncológicos no setor, realizados integralmente pelo SUS.

Radioterapia
O Centro Regional de Oncologia/Radioterapia (CRO), situado na Faculdade de Medicina, é licenciado junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear e atende pacientes oncológicos da comunidade de Pelotas e região sul do Estado.

Os tratamentos radioterápicos contemplam pacientes encaminhados exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde e regulados pela Secretária Municipal de Saúde do Município de Pelotas.

Além da equipe assistencial composta por médicos radioterapeutas, cirurgião oncológico, medico clinico, físicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos em radiologia, assistente social , o serviço recebe pós graduandos da Residência Multidisciplinar em Oncologia, nas áreas de Psicologia, Enfermagem, Nutrição e Odontologia.

No ano de 2013 o serviço passou por reformas para atender a normas sanitárias do estado e em 2014 será ampliado para receber um acelerador linear através do Plano de Expansão dos Serviços de Radioterapia do Ministério da Saúde e terá capacidade instalada para atender toda a demanda de SUS do município.

PIDI
Criado em abril de 2005, o Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar para pacientes oncológicos – PIDI –  é composto por duas equipes que atendem diariamente pacientes com diagnóstico de câncer, principalmente aqueles que necessitam de cuidados paliativos.

 Para tratar e aliviar sintomas nos aspectos físicos, emocionais, sociais e espirituais, o PIDI conta com profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, odontólogos e capelão.

As visitas em domicilio são realizadas duas vezes ao dia, o que resulta em maior conforto e satisfação de pacientes e familiares.

 Além das atividades assistenciais diretas aos pacientes, também existe a preocupação em atender familiares envolvidos com os cuidados. Na sede do programa, são desenvolvidas atividades de grupos com cuidadores e enlutados, que compartilham suas experiências e recebem apoio dos profissionais do PIDI para as praticas de cuidado em domicilio.

O Hospital Escola, pioneiro em cuidados paliativos no domicilio, mais uma vez inovou com a aprovação de recursos para a construção do Centro Regional de Cuidados Paliativos- HOSPICE, que iniciou as obras em fevereiro de 2014. O CRCP ira contemplar pacientes internados, ambulatoriais e domiciliares.

Fotos e texto sobre Oncologia do HE: Comunica HE.

Publicado em 07/03/2014, na categoria Notícias.