8 de Março. Dia Internacional da Mulher

No início do século XX, cansadas das péssimas condições de trabalho e da falta de igualdade de direitos, as mulheres foram às ruas: protestaram, promoveram greves, derrubaram monarcas, construíram revoluções. No início do século XXI, elas participam ativamente da sociedade: geram conhecimento, criam revoluções tecnológicas, transformam e reconstroem a sociedade.

O Dia Internacional da Mulher é o dia do reconhecimento da luta daquelas que buscam construir condições mais dignas e igualitárias. A história do dia 8 de março simboliza a luta de mulheres tecelãs em uma fábrica nos Estados Unidos, as quais foram fortemente reprimidas em consequência de uma greve. Muitas foram mortas, mas seus exemplos não foram em vão.

Atualmente esse dia também representa o esforço que as mulheres realizam para transformar realidades e reconstruir novas formas de se viver em sociedade.

Mulheres que também ajudam a reconstruir a UFPel

Na atualidade, a Universidade Federal de Pelotas pode ser considerada um universo feminino. Do total de 14.922 estudantes matriculados na instituição, 60% deles, ou seja, 8.967 são do sexo feminino. Elas também colaboram na formação dos estudantes, seja na sala de aula, quanto nos serviços de apoio: são 1.379 servidoras, sendo 735 técnicas administrativas e 644 docentes.

Elas também estão à frente de diversas áreas chave da gestão da UFPel, começando pela vice-reitora, professora Denise Gigante, que, neste Dia da Mulher de 2014, estará no exercício da reitoria. Duas pró-reitorias também são exercidas por mulheres: a de Assuntos Estudantis, liderada por Ediane Acunha, e a de Extensão e Cultura, coordenada pela professora Denise Bussoletti. A direção do Hospital-Escola é outro cargo vinculado a uma mulher, Julieta Fripp.

Dos 305 cargos de confiança da universidade, 148 são ocupados por servidoras. Entre eles, a direção de gabinete da reitoria, a assessoria da vice-reitoria e as coordenações de Comunicação Social, Processos de Seleção e Ingresso, Relações Internacionais e Tecnologia da Informação.

As mulheres ajudam a reconstruir a UFPel e a criar um mundo mais solidário , igualitário e justo.

Publicado em 07/03/2014, na categoria Notícias.