PROEQUIP investe R$ 2,7 milhões em 2013

Acao-Proequipe-copyA política de apoio aos cursos de graduação, com vistas à qualificação e à equalização das condições de ensino na UFPel começou a se materializar. Em paralelo a intervenções destinadas a amenizar problemas referentes às áreas físicas das Unidades, outras ações estão voltadas a dar suporte ao funcionamento dos diversos cursos.

Nesse contexto, merecem destaque os editais PROEQUIP, lançados em 2013, de forma conjunta pelas Pró-Reitorias de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) e de Graduação (PRG), e que estão destinando recursos da ordem de R$ 2,7 milhões para aquisição de bibliografia e equipamentos para os laboratórios de Graduação.

“Foram apresentados 56 projetos, oriundos de 82 cursos, sendo que todos foram contemplados”, observa o coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da PROPLAN, Fábio Schramm. Segundo ele, o objetivo do PROEQUIP é apoiar propostas que visem à implantação ou melhoria de laboratórios de ensino, bem como o suprimento de material bibliográfico, previstos nos projetos pedagógicos ou em diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação da UFPel.

Oriundos do orçamento da Universidade, os recursos visam o progressivo alcance da equidade das condições de trabalho e estudo na UFPel, sendo que as prioridades de investimento foram definidas pelos Colegiados dos Cursos de Graduação presenciais e Núcleos Docentes Estruturantes.

Neste ano, R$ 1.147.590,36, que representam saldo dos recursos originalmente previstos não empenhados pelas Unidades, já foram alocados para finalização do procedimento de aquisição de bibliografia e equipamentos previstos nos respectivos projetos.

Entre os critérios de priorização estão: a aquisição de equipamentos para laboratórios fundamentais ao curso; a qualificação de laboratórios que atendam a um maior número de cursos; a superação de carências de laboratórios e bibliografia que tenham sido indicadas em avaliação externa; a apresentação de alternativas pedagógicas para o combate à evasão e à repetência, além da implantação de instrumentos de promoção da qualidade do ensino.

Estamos reconstruindo a UFPel! Clique aqui e veja as ações de infraestrutura que estão transformando a nossa universidade.

Publicado em 04/03/2014, na categoria Manchete.