Reitor da UFPel realiza visita ao prefeito Eduardo Leite

DSC_0092webNa tarde da última sexta-feira (21), o reitor da UFPel, professor Mauro Del Pino, realizou visita ao gabinete do prefeito de Pelotas, Eduardo Leite. A primeira visita do líder da universidade ao paço municipal teve diversas pautas e contou também com a presença do pró-reitor de Infraestrutura, Gilson Porciúncula, da pró-reitora de Extensão e Cultura em exercício, Francisca Michelon, da diretora do Centro de Artes, Úrsula da Silva, e do assessor especial da prefeitura, Sadi Sapper.

O primeiro tema abordado foi a realização do Carnaval da cidade na zona do Porto, local que concentra diversos prédios e unidades acadêmicas da UFPel. Del Pino expressou ao prefeito uma certa preocupação com possíveis danos ao patrimônio público. Ele ainda disse que chegou-se a pensar na colocação de tapumes, mas que isso seria uma atitude antipática ao conceito do convívio entre as pessoas e a cidade. O prefeito tranquilizou o grupo afirmando não conhecer relato de depredações nas edições antigas da folia. No entanto, ele destacou que o efetivo de segurança de mais de 200 homens de uma empresa de segurança privada terá olhar atento às instalações da universidade, além da Brigada Militar, que fará a segurança ostensiva no restante da região. Ainda no assunto, o grupo da UFPel pediu a Eduardo que, como legado da festa, a Prefeitura deixasse alguns pontos de iluminação na Praça da Alfândega, que é endereço de dois prédios da universidade.

A reunião também foi oportunidade para que o grupo representante da UFPel solicitasse a isenção de tarifa do estacionamento rotativo para os carros oficiais da instituição por alguns minutos, visto que também há diversos prédios na área central, especialmente o Lyceu Rio-Grandense, onde se localizam os Conselhos Superiores. A ação permitiria uma maior economia no transporte de documentos da universidade. O prefeito disse que estudaria o caso, mas ofereceu, em último caso, a garagem da prefeitura para os carros da UFPel. O reitor também pediu que fossem agilizados os processos de estudo de viabilidade para duas obras importantes para a universidade e a cidade: o aulário do Centro de Engenharias, na rua Benjamin Constant, e a nova Casa do Estudante, no final da mesma rua.

Conservatório de Música
A principal pauta, no entanto, ficou por último: o Conservatório de Música da UFPel, instituição que completa seu centenário daqui a 3 anos. O prédio que abriga a unidade está parcialmente interditado e já não pode, por esse motivo, oferecer os cursos de extensão que por anos formaram diversos pelotenses na arte musical. Como o prédio não é da universidade, não é possível fazer grandes intervenções. Diante disso, o prefeito foi sondado sobre uma possível doação do prédio, que é patrimônio histórico estadual, para que os dois pisos possam ser restaurados e utilizados para fins culturais: o projeto incluiria expansão nos cursos de extensão, novos projetos de educação musical e duas novas salas de concerto. A chefe do Núcleo de Patrimônio Cultural, na liderança temporária da PREC, Francisca Michelon, afirma que seria uma obra de muitos benefícios: “Abraçá-lo e recuperá-lo já seria um grande pagamento para a cidade”.

Eduardo Leite considerou convincentes os argumentos apresentados e ainda afirmou considerar a música a vocação daquele prédio. No entanto, ele diz que a cidade como um todo precisa de investimentos e exemplificou com alguns na área de saneamento, já que o prédio é também usado pelo Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep). Para que o setor desocupasse suas instalações, seria necessário realocá-la em outro lugar, gerando mais custos para a prefeitura. Por isso, propôs uma permuta de prédios ou a compra. O reitor Mauro Del Pino afirmou que a restauração do prédio será fruto de uma parceria efetiva e que terá como beneficiários todos os cidadãos da cidade.

A diretora do Centro de Artes, Úrsula da Silva, unidade a quem pertence o Conservatório, entregou o projeto de utilização do prédio ao prefeito. Ele afirmou que este foi apenas a primeira conversa sobre o assunto e que o diálogo estará aberto.