Cotada: novos espaços para o Centro de Engenharias e Ensino a Distância

Até a década de 19DSC_038690, a grande estrutura localizada na esquina da rua Benjamin Constant e da praça Domingos Rodrigues, em Pelotas, servia para a fabricação de massas e biscoitos. A partir da segunda década dos anos 2000, ela será espaço para formação intelectual, humana e profissional de diversos estudantes da Universidade Federal de Pelotas. Em 2014, as instalações da antiga fábrica Cotada passam a integrar as áreas acadêmicas da instituição, agregando à infraestrutura da UFPel dois blocos, um de três e outro de seis andares.

Com previsão de entrega por parte da construtora para o dia 11 de março, antes, portanto, do início do ano letivo de 2014, o prédio será ocupado pelo Centro de Engenharias e pelo setor de TV do Centro de Educação a Distância.

DSC_0276Uma restauração de grandes números
A estrutura que está recebendo os retoques finais para a inauguração impressiona pelo tamanho: a área total do prédio é de cerca de 5,3 mil metros quadrados, superior ao prédio principal do Campus das Ciências Sociais. Esse espaço é dividido nos dois prédios anexados que formam a edificação.

O investimento total na obra superou os R$ 5 milhões, sendo mais de R$ 3,5 milhões do projeto inicial e R$ 1,6 milhão de aditivos. Segundo o fiscal da obra, o arquiteto da UFPel Serafim Dias, esse acréscimo foi necessário quando foram diagnosticadas algumas carências não previstas nos planos originais, tais como desníveis de piso e juntas de dilatação.

Dias explica que a obra foi realizada para que fossem atendidos os critérios de acessibilidade. São dois elevadores, corredores e paredes que permitem uma maior iluminação e grandes espaços para laboratórios, como exigido pelas atividades das engenharias.

E uma ampliação para a área já está prevista: é o aulário do Centro de Engenharias, projetado para ocupar o prédio vizinho, pela rua Benjamin Constant. O projeto aguarda liberação das Secretarias de Cultura e de Gestão da Cidade, já que trata-se de um imóvel inventariado. Ali serão construídas outras 15 salas de aula, dois laboratórios e dois miniauditórios.

Estamos reconstruindo a UFPel! Clique aqui e veja as ações de infraestrutura que estão transformando a nossa universidade.