Alan Stein ministra aula inaugural no PPGE em março

O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel (PPGE) promove, no próximo dia 11 de março, terça-feira, às 14h, aula inaugural com a presença do Professor e Chefe do Departamento de Psiquiatria da Infância e Adolescência, da Universidade de Oxford, Alain Stein. A atividade marca o início do período letivo da Pós-Graduação do PPGE em 2014.

No encontro, Stein ministrará a Aula Magna intitulada The Impact of Postnatal Depression on Child Development: Mechanisms and a Global Health Perspective (Impacto da Depressão Pós-Parto Materna sobre o Desenvolvimento Infantil: Mecanismos e Perspectivas de Saúde Global).   O tema insere-se na principal área de pesquisa de Stein: o desenvolvimento infantil em situação de adversidade. Entre as questões de interesse do grupo de pesquisa liderado por Stein, inclui-se uma série de contextos que potencialmente afetam o desenvolvimento da criança e do adolescente, como doença física (câncer e HIV, por exemplo) e  transtornos psiquiátricos dos pais (ansiedade, depressão, distúrbios alimentares) ou condições de pobreza e má-nutrição.

Com extensa publicação em periódicos científicos internacionais, como o inglês The Lancet, o trabalho do cientista tem contribuído para elucidar os mecanismos pelos quais adversidades precoces podem representar riscos ao desenvolvimento cognitivo, social e comportamental da criança e afetar, inclusive, o crescimento infantil em países de renda baixa e média.

Graduado em Medicina pela Universidade de Witwatersrand, em Johanesburgo, África do Sul, Alan Stein concluiu a formação médica em nível de pós-graduação pela Universidade de Oxford, na Inglaterra. De 1991 a 1994, atuou como Pesquisador Sênior, simultaneamente, nas universidades de Oxford e Cambridge, tendo sido  nomeado, em 1995, professor na área de Saúde Mental da Criança e do Adolescente no Royal Free and University College Medical School e no Tavistock Centre. Em 2001, assume a direção do Departamento de Psiquiatria da Criança e do Adolescente da Universidade de Oxford. É Professor Honorário da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Witwatersrand, África do Sul, e Membro Honorário do Programa para o Desenvolvimento Social da Infância, Família e Juventude do Human Sciences Research Council¸ na África do Sul.

Publicado em 24/02/2014, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Aula Inaugural, Epidemiologia.