Audin relata atividades e projeta ações para 2014

audin 1Numa iniciativa inédita na trajetória da Universidade, a Auditoria Interna da UFPel (Audin) apresentou, nesta sexta-feira (21), no auditório da Reitoria, o Relatório Anual de Auditoria do exercício de 2013 e o Plano Anual de Auditoria para o exercício de 2014. Além de dar maior transparência às ações, a apresentação abriu espaço para explicações sobre normas regimentais e procedimentos administrativos.

O Relatório de Auditoria de 2013 foi analisado e aprovado pela Controladoria Geral da União (CGU) no dia 2 de janeiro e pelo Conselho Diretor da Universidade (Condir), em 18 de fevereiro, ocasião em que também foi aprovado o Regimento Interno da Auditoria que possibilita que a Audin passe a funcionar integralmente alinhada com as normas e princípios do Institute of Internal Auditors (IIA), cujos critérios e requisitos foram adotados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para diagnosticar as Audins.

audin 2“Trata-se de um regimento atualizado, que torna nossa Auditoria moderna, pró-ativa e preventiva”, avaliou o auditor interno, Elias Medeiros Vieira, em sua explanação. Ele destacou a nova configuração dada à Audin, agora vinculada ao Condir, funcionando como unidade com estrutura independente e maior autonomia. Outro aspecto enaltecido foi o pioneirismo da prestação de contas à comunidade nesta área.

As atividades da Audin em 2013 compreenderam 32 ações de auditoria interna, que impactaram e repercutiram qualitativamente a gestão universitária. Do total, sete ações foram de assessoria técnica, 13 orientações técnicas e duas notas técnicas. O relatório aponta ainda auditorias, análises de risco e monitoramentos. “Damos os parâmetros para o gestor decidir sobre conveniências e oportunidades nas diversas esferas da administração”, explica o auditor.

O Plano Anual, aprovado pela primeira vez dentro dos prazos normativos, prevê a realização de diversas ações que permitam a transparência nas atividades administrativas da UFPel, entre elas as compras, contratos, licitações e seleções de servidores, por exemplo. Além disso, o setor também revisa e elabora um parecer sobre as contas da universidade. O plano que será lançado nesta sexta explicita todas as ações a serem executadas nesse âmbito.

Histórico
A Auditoria Interna da UFPel foi criada através da Resolução nº 02/1986 do Conselho Universitário, mas somente começou a tomar forma a partir de meados do ano de 2011. Em 2013, prioritariamente, optou-se por discutir e definir o seu desenho institucional e o seu campo de ação.

Nessa perspectiva, entende-se a auditoria interna como um instrumento de accountability e que atue a partir da Gestão (demandada pelos usuários) e no sentido inverso atue com expertise de auditagem sobre os controles internos da instituição, ou melhor, sobre a efetividade da Gestão.

Merece destaque a implantação, em outubro último, do Observatório de Auditoria  (ObservA), endereço eletrônico que promove a transparência da gestão universitária, ao possibilitar que a comunidade acadêmica e a comunidade em geral tenham acesso rápido e fácil a informações sobre a gestão universitária: orçamento e finanças, contratos e convênios, aquisições, patrimônio e recursos humanos.

O ObservA foi selecionado entre os dez melhores trabalhos no I Concurso de Boas Práticas de Controle e Transparência da Controladoria Geral da União (CGU), na categoria Promoção da Transparência, disputando com projetos de grandes órgãos do serviço público federal.

Pelas ações eficientes e bem coordenadas de sua Unidade de Auditoria Interna, a UFPel é a primeira Universidade a ser contemplada com acesso e operação do sistema “Fiscalise”, plataforma de auditoria que dá acesso a todos os sistemas corporativos do Governo Federal. A Audin também credenciou-se a integrar à  plataforma de dados “Siasg DW”, da CGU.

Em seu diagnóstico regular sobre a estrutura das Audins nas Instituições Federais de Ensino Superior, ao analisar a nova estrutura da Unidade de Auditoria Interna da UFPel, o Tribunal de Contas da União (TCU), concluiu, em recente relatório que a A Audin/ UFPel tem imunidade quanto às condições que ameaçam a capacidade da atividade de auditoria interna de conduzir as suas responsabilidades de maneira imparcial.

“Por outro lado, a recente vinculação da Audin ao Condir não teria impacto na efetividade da Auditoria, não fosse a mudança da atitude empreendida pela administração que assumiu a UFPel em janeiro de 2013. Essa mudança de atitude consistiu na designação de novo auditor-chefe e no empoderamento da Audin, que conquistou, ainda que informalmente, maior poder de decisão, autonomia e participação de seus servidores nas tarefas, além do estreitamento das relações com os gestores dos setores e reitorias da universidade”, observa o diagnóstico do TCU.

Publicado em 21/02/2014, na categoria Destaque.