Reitor recebe visita de integrantes de projeto de educação fronteiriça

DSC00404Servidores docentes e técnico-administrativos do Centro de Letras e Comunicação (CLC) estiveram reunidos com o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, na última quarta-feira (5), para apresentar o plano de trabalho relativo ao Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) para o ano de 2014.

O PEIF, programa da Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação, em parceria com os Ministérios de Educação de países vizinhos e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, é desenvolvido em trinta e seis cidades em dez Estados diferentes, em escolas brasileiras da faixa de fronteira e em igual número nas escolas dos demais países envolvidos: Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

O Programa é desenvolvido no que se convencionou chamar de Escolas Interculturais de Fronteira. Seu objetivo superior é o de promover a integração regional por meio da educação intercultural e bilíngue. O foco do PEIF é a integração de estudantes e professores brasileiros com os alunos e professores dos países vizinhos, tendo como consequência a ampliação das oportunidades, aprendizado das línguas (português e espanhol), como uma diversidade de práticas que levam à identificação do aprendizado através das vivências que se produzem pelas trocas interculturais potencializadas pela situação de fronteira. Essa integração está relacionada aos aspectos interculturais decorrentes da língua, da cultura, das relações sociais e comunitárias.

Após oito anos do Programa, a cidade de Santana do Livramento passa a integrar efetivamente o PEIF, em parceria com a UFPel, que coordenará as atividades pedagógicas e de formação docente no âmbito do PEIF naquele município. Para tanto, coube ao professor Paulo Borges, coordenador setorial do PEIF, desenvolver Plano Pedagógico de Trabalho para a implementação das ações do Programa na zona de fronteira de Santana de Livramento/Brasil e Rivera/Uruguai.

Para 2014 serão desenvolvidas várias atividades pedagógicas e de formação, devidamente propostas em um PTA denominado “Fronteira da Paz: língua, cultura e interculturalidade”, que contará com a participação efetiva de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes da UFPel.

Segundo o professor, as atividades e planos de trabalho são desenvolvidos em conjunto com os professores da região. Cabe à UFPel um assessoramento nas ações pedagógicas e na sua aplicação. Em um primeiro momento serão englobadas pelo programa duas escolas de cada cidade fronteiriça, nas quais as atividades do PEIF serão desenvolvidas no turno inverso.

Publicado em 06/02/2014, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Educação Fronteiriça, Projeto, Reitor.