Estamos em reconstrução!

Reconstruir a UFPel: mais que um desafio, um compromisso

Buscando afinar a sintonia com a comunidade universitária e proporcionar maior visibilidade às suas ações e realizações, a atual Administração da UFPel está criando este espaço, onde os usuários do Portal poderão acompanhar a evolução de cada uma das iniciativas.

Como não poderia deixar de ser, o foco inicial está voltado à área de Infraestrutura, cujas demandas impõem um verdadeiro exercício de reconstrução.

Ao assumir a Administração da UFPel, em 11 de janeiro de 2013, a atual gestão já tinha indicações de que um dos principais problemas  vividos pela comunidade acadêmica era a carência ou precariedade da infraestrutura.

Incluem-se neste item salas de trabalho, salas de aula, moradia estudantil, restaurantes, acessibilidade, segurança predial, vias de acesso, água, energia elétrica, acesso à internet e velocidade de conexão, laboratórios, bibliotecas e espaços de convivência.

Já nos primeiros meses do ano, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) reuniu elementos que evidenciaram melhor os problemas de infraestrutura e algumas de suas consequências. As informações que consubstanciaram o diagnóstico foram produzidas não apenas em levantamentos da PROPLAN, mas, principalmente, por avaliações externas, como a do INEP, além de avaliações independentes, como foi o caso da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Na tabela abaixo, estão os itens avaliados e a nota que receberam pela equipe do Ministério da Educação:

Indicador

Média

3.1 Gabinete de trabalho para professores tempo integral 2,39
3.2 Espaço de trabalho para coordenação de curso 3,22
3.3 Sala de professores 3,04
3.4 Salas de Aula 3,17
3.5 Acesso dos alunos a equipamentos de informática 3,53
3.6 Bibliografia Básica 2,44
3.7 Bibliografia Complementar 2,47
3.8 Periódicos Especializados 3,61
3.9 Laboratórios didáticos especializados: quantidade 3,21
3.10 Laboratórios didáticos especializados: qualidade 3,14
3.11 Laboratórios didáticos especializados: serviços 3,00
MÉDIA 3,02

O enfrentamento do problema
As avaliações e pesquisas realizadas indicam como uma das tarefas mais urgentes e relevantes da atual gestão a adequação da infraestrutura às necessidades da UFPel. Especialmente, se considerarmos que a Universidade precisa atender às necessidades de 395 imóveis, incluindo os locados e cedidos, que compõem aproximadamente 300 mil m², espalhados em 86 municípios, onde a instituição está presente através de seus polos de educação a distância.

Isso significa ampliar a área física para atividades acadêmicas e administrativas, adequar espaços adquiridos, recuperar áreas próprias deterioradas, implantar laboratórios, ampliar áreas de biblioteca e os acervos, urbanizar os Campi e saneá-los, construir moradias e restaurantes universitários, regularizar e estabilizar o suprimento de energia elétrica, disponibilizar água potável no Campus Capão do Leão e construir ou adequar áreas de vivência, dentre outros.

Assumimos o compromisso de trabalhar pela equalização das condições de trabalho e estudo e muito há a fazer. Mesmo que a UFPel parasse de crescer, seria impossível  resolver todos os problemas de infraestrutura que se acumularam ao longo de muitos anos.

É responsabilidade da Administração, no entanto, avançar o máximo que for possível com aquilo que temos disponível.

Melhorar a infraestrutura requer também, além de muito trabalho, muitos recursos novos, uma vez que os que são alocados na UFPel, em razão da matriz nacional, são insuficientes. Para 2014, a UFPel dispõe de 21 milhões de reais, dos quais uma boa parte está comprometida com obras contratadas em 2013 ou em vias de contratação em 2014.

Na abordagem dos problemas de infraestrutura, a Administração adotou as seguintes linhas de trabalho, além de assegurar os investimentos necessários para concluir obras em andamento:

a)      Realizar ações contínuas de manutenção demandadas pelas diferentes unidades. A PRAINFRA contratou, através de licitação, uma equipe de 120 trabalhadores que realizam essas atividades;

b)      Realizar diagnóstico sobre os estado geral dos prédios próprios da UFPel;

c)      Identificar estudos e os projetos existentes, confirmar a atualidade das necessidades que lhes deram origem, completar ou atualizar projetos executivos e licitar as obras.

Nos próximos dias, o Portal da UFPel publicará as ações de infraestrutura que vem sendo realizadas desde 2013 para melhorar as condições da Universidade.

Estamos reconstruindo a UFPel!

– Reforma de prédio da Biotecnologia atende ao pleito de duas unidades acadêmicas