Santander e Universia buscam maior aproximação com a UFPel

reunião santander universia 006A UFPel recebeu na manhã desta quarta-feira(5) a visita de representantes do Banco Santander e da Universia. O encontro realizado no gabinete do reitor Mauro Del Pino contou com as presenças do responsável pela Gestão de Convênios com as Universidades da Região Sul do Santander Universidades, Carlos Guilherme Matte; da gerente geral da Agência no campus Capão do Leão, Rejane de Castro Pereira; e da gerente de Relacionamento da Universia, Alida Nardi; além dos pró-reitores de Planejamento e Administrativo da UFPel, Luiz Osório dos Santos e Antônio Carlos Cleff.

Em sua manifestação, o gestor de convênios do Santander enfatizou que a instituição busca construir uma interação com as forças produtivas das instituições de ensino públicas e privadas, através do apoio em projetos de gestão e construção de parcerias centradas em quatro pilares: mobilidade acadêmica, inovação e empreendedorismo (os prêmios Santander Universidades já distribuíram R$ 2 milhões em prêmios e tiveram a inscrição de 20 mil trabalhos), cartão universitário, e a Universia, empresa criada em 2001, com o objetivo de tornar-se o portal das universidades.

Matte ressaltou a participação da UFPel em diversos programas e o vínculo existente entre as duas instituições, desde a instalação das agências do antigo Banco Real e do Banco Santander no campus Capão do Leão. Ele expressou o interesse do banco em instalar uma agência no campus Porto, que poderia ser viabilizada através de apoio a projetos da Universidade ou mediante processo licitatório. O executivo reiterou o convite de participação da UFPel em iniciativas como o Programa Luso-Brasileiro, através do qual o Santander está concedendo bolsas a 165 estudantes para estudar em Portugal, e o Programa de Bolsas Iberoamericanas, que selecionará cinco estudantes, com bolsas de três mil euros.

Na oportunidade, o reitor Mauro Del Pino enfatizou o interesse da UFPel pelos programas de internacionalização e apresentou projetos relacionados à complementação da infraestrutura física da Universidade para os quais poderá atrair investimentos privados – casos do Mercosul Multicultural, na antiga Cervejaria Brahma, e, especialmente, o projeto de revitalização de áreas contíguas à Reitoria, na orla do canal São Gonçalo, onde estão previstas área de convivência, restaurante, miniauditórios e salas de apoio. Segundo o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório, o projeto, que inclui obras de paisagismo no campus Porto será definido através da realização de concurso público.

Universia
Com presença em 23 países ibero-americanos e congregando uma rede de 1.242 instituições parceiras, a Universia está centrada em três eixos: emprego, comunicação e marketing, e formação. Independente e com identidade jurídica própria, o Portal Universia registra 1,5 milhão de usuários/mês, desde o pré-universitário, universitário – voltado à carreira profissional e estágios – docentes e pesquisadores.

O desenvolvimento das atividades, produtos e serviços da Universia pretendem estimular projetos compartilhados entre universidades e explorar o potencial de relação entre universidade e empresa. O resultado da atividade fica evidenciado na emergência de projetos de excelência em rede.

Em sua exposição, a gerente de Relacionamento, Alida Nardi, propôs à UFPel convênio para parceria na divulgação de notícias da Universidade no portal da Universia, bem como a participação da UFPel nas Feiras Virtuais de Profissão, uma espécie de guia do estudante online interativo, onde seria possível a divulgação dos cursos da Universidade. Ambos os acordos não representariam custos para a instituição. Outra possibilidade de parceria poderia ser o Portal de Empregos.

Publicado em 05/02/2014, na categoria Destaque.
Marcado com as tags Reitor, Santander, Universia.