Núcleo de Patrimônio Cultural da PREC reúne-se com superintendente do IPHAN

Na sexta-feira (24), a coordenadora do Núcleo de Patrimônio Cultural da PREC, professora Francisca Ferreira Michelon, e o coordenador da Seção de Arqueologia, professor Lúcio Menezes Ferreira, reuniram-se com o superintendente da 12ª Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Eduardo Hahn, , em Porto Alegre. Participaram da reunião, também, os arqueólogos do IPHAN, Tobias Vilhena de Moraes e Mariana Neumann.

O objetivo da reunião foi apresentar aos representantes do IPHAN as ações futuras do Núcleo de Patrimônio Cultural da PREC. Dentre elas, a feitura de protocolos de pesquisa e termos de conduta que nortearão as obras e modificações nos prédios da UFPel que são tombados pelo IPHAN ou se inserem no Plano Diretor de Pelotas.  Apresentou-se, principalmente, o projeto Casa dos Museus. Trata-se de adaptar o Edifício da Laneira para abrigar alguns dos museus da UFPel, além dos cursos de Museologia, Conservação e Restauro, e o Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. O projeto prevê, ainda, a instalação de um museu de arqueologia e antropologia, que poderá abrigar o acervo gerado pelas pesquisas arqueológicas em curso na UFPel. No projeto há uma área de eventos que deverá servir, também aos eventos técnico-científicos da UFPel, em concordância com a tipologia dos museus reunidos.

O resultado da reunião foi extremamente positivo, pois o Núcleo de Patrimônio Cultural da UFPel contará, doravante, com o apoio institucional do IPHAN para suas ações. Já foi agendada uma próxima reunião com o IPHAN, a ser realizada em breve. Nessa oportunidade, o Superintendente e o arqueólogo do IPHAN, Eduardo Hahn e Tobias Vilhena, virão à UFPel, para selar a parceria com a Universidade e conhecer mais pormenorizadamente os projetos do Núcleo de Patrimônio Cultural, vinculados às Pró-Reitorias de Extensão e Cultura e de Planejamento e Desenvolvimento.

Publicado em 28/01/2014, na categoria Notícias.
Marcado com as tags IPHAN, Núcleo de Patrimônio Cultural, PREC, Reunião.