Radar meteorológico da UFPel recebe atualização

28703575Chegou ao Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPPMet/FMet) o conjunto de peças e equipamentos para atualização do radar meteorológico da UFPel. A atualização permitirá que o equipamento de radar seja transformado para um sistema digital, garantindo a sua operacionalização dentro dos padrões mais atuais e modernos desta classe de equipamentos.

A atualização do sistema do radar está sendo financiada pela FINEP (Chamada Pública MCT/FINEP/Ação Transversal – Previsão de Clima e Tempo 04/2008), em um investimento de aproximadamente R$ 480 mil. O pacote de atualização é composto por receptor digital e processador de sinal de última geração, sistema de recepção, painéis de interface, além das últimas versões dos softwares de comando, análise e interface gráfica.

A utilização de sistemas de radar meteorológico passou a trazer uma grande importância para a meteorologia de escala regional, que permite a previsão meteorológica de curto prazo e o nowcasting, ou seja, alertas de chuvas intensas com o intervalo de apenas algumas horas. Nestes casos, o radar tem sido de grande utilidade operacional na detecção e acompanhamento de eventos severos, observação e previsão da precipitação, medição da turbulência, medição do vento e do cisalhamento do vento.

A atualização do radar da UFPel é importante para contribuir com a composição de banco de dados nacional. Voltando a funcionar operacionalmente, o radar pode disponibilizar os dados, em tempo real, de forma a apoiar os trabalhos de monitoramento e alerta de desastres. Somente no Rio Grande do Sul, eventos meteorológicos severos afetam em média 270 municípios todos os anos. O elevado número de municípios atingidos mostra que a utilização de radares é de extrema importância para detecção e acompanhamento de sistemas meteorológicos, uma vez que estes são responsáveis por grandes perdas econômicas e também humanas.

Publicado em 27/01/2014, na categoria Destaque.
Marcado com as tags Meteorologia.