Membros do DCE fazem visita ao reitor

DSC_0567Lideranças do Diretório Central de Estudantes da UFPel realizaram na manhã de terça-feira visita ao reitor Mauro Del Pino. A principal motivação para a reunião foi a apresentação de novos membros da gestão do DCE, em chapa reeleita no fim do último ano. No entanto, os estudantes aproveitaram a oportunidade para apresentar algumas reivindicações. Estiveram presentes também a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha, e o chefe do Núcleo de Transporte da Pró-Reitoria de Infraestrutura, Jeremias Lerm.

A pauta indicada como principal pelos membros do diretório foi relacionada às condições estruturais do Campus Capão do Leão e do antigo prédio da Canguru Embalagens, especialmente no que diz respeito ao abastecimento de água e eletricidade. Segundo o reitor, as demandas sobre o CCL já estão sendo resolvidas, com a melhora da captação e tratamento da água captada junto ao arroio Padre Doutor, em parceria com a Embrapa Clima Temperado. Sobre a energia, Del Pino destacou que, após a negociação da dívida de quatro anos com a CEEE, passaram a ser realizadas intervenções de modo a garantir o abastecimento: troca de postes e fiações. Outra ação é a instalação de dez novas subestações e dois geradores de energia no Campus.

Sobre a estrutura da Canguru, o reitor afirmou que as intervenções no prédio devem ser mínimas, já que o local é alugado e o proprietário não deseja mudanças. As soluções serão a partir da mudança dos cursos alocados na edificação nas suas instalações permanentes, como o prédio da Cotada e o Centro de Artes, provavelmente no início do próximo semestre letivo, segundo Del Pino. Isto desafogará o número de estudantes do prédio, permanecendo somente os alunos de Museologia e Conservação e Restauro, que ocuparão as futuras instalações da Laneira.

Assistência Estudantil
Outras solicitações e dúvidas apresentadas pelo DCE foram relativas às ações de assistência estudantil. Questionada sobre atrasos no repasse das bolsas de auxílio, a pró-reitora afirmou que este pode ter ocorrido pela mudança de exercício financeiro e por razão das aulas estarem em período anômalo. Além disso, Ediane destacou que muitas delas corriam o risco de serem suspensas por falta de apresentação de documentação. Também foi abordado o assunto da construção da nova Casa do Estudante.

Outra questão levantada foi sobre as licitações de serviços auxiliares nos Campus e prédios, tais como fotocópias, lanchonetes, cafés etc. Segundo a administração, as concessões estão chegando ao fim em breve e novas seleções serão abertas. Será realizada, inclusive, uma pesquisa para saber quais são os serviços desejados para os espaços disponíveis.

Publicado em 22/01/2014, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Assuntos Estudantis, DCE, Diretório Central de Estudantes, PRAE.