UFPel lança ação de sustentabilidade

DSC_0286selA UFPel lançou, na tarde desta segunda-feira (20), a campanha “Universidade mais sustentável” que consiste no fornecimento de uma caneca para cada servidor e docente da Instituição. O objetivo da ação é estimular a substituição do uso de copos descartáveis, reduzindo custos e o impacto ambiental.

O lançamento ocorreu no Instituto de Biologia (IB) com a entrega das canecas para os servidores e docentes da unidade realizada pelo reitor Mauro Del Pino e pela coordenadora de Gestão Ambiental, Ana Paula Nunes. O reitor falou sobre a importância de iniciativas de sustentabilidade dentro da Universidade. “A ação reduzirá o impacto ambiental de nossas ações”, disse.

Um levantamento realizado pela Coordenação de Gestão Ambiental mostrou que, em média, a UFPel gasta três mil unidades de copos descartáveis por dia. O material não pode ser encaminhado às cooperativas de reciclagem por conter líquidos. De acordo com a coordenadora Ana Paula Nunes, o custo das canecas foi de 25% do valor que é gasto com copos descartáveis em um mês e a tendência é reduzir a utilização de copos descartáveis à zero.

A medida também coloca a Universidade dentro das normas do Tribunal de Contas da União sobre as ações a serem implementadas pela administração pública para a promoção do uso racional e sustentável de recursos naturais.

A Coordenação de Gestão Ambiental está fazendo o levantamento dos servidores e docentes das unidades para proceder a entrega das canecas.

Publicado em 21/01/2014, na categoria Destaque.
Marcado com as tags Gestão Ambiental, Sustentabilidade.