Início do conteúdo

Planejamento faz audiência pública

DSC01692AA Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel (PROPLAN) realizou na tarde de segunda-feira (13), no auditório acadêmico do Campus Porto, audiência pública para apresentar e debater as ações  realizadas no ano de 2013. Da pauta constaram a situação inicial encontrada na PROPLAN, o orçamento, a qualidade dos cursos de graduação, a infraestrutura, a gestão do espaço físico, dados institucionais e o patrimônio cultural da universidade.

Após uma breve exposição sobre planejamento, o pró-reitor Luiz Osório apresentou as Coordenações e Núcleos da PROPLAN, sendo estas as Coordenações de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, de Obras e Planejamento Físico, de Regulação e Acompanhamento e de Orçamento e os Núcleos de Gestão de Espaços e de Patrimônio Cultural.

O Projeto Institucional está entre as necessidades urgentes apontadas por Osório. Este projeto é o grande orientador das ações da instituição em todos os níveis. Na situação inicial encontrada foram identificados dívidas acumuladas tanto do Hospital-Escola quanto da UFPel e um grande desequilíbrio entre as receitas orçamentárias regulares e as despesas de manutenção.

Em seguida, o pró-reitor apresentou a proposta orçamentária para 2014 e informou sobre o os critérios adotados pelo MEC para fixar o montante das diferentes verbas para as universidades. Enfatizou que os montantes de recursos para custeio e capital são fixadas considerando os indicadores de tamanho da instituição, dados pelo aluno-equivalente, sua eficiência, dada pela relação aluno-professor e pele  qualidade de seus cursos de graduação e pós-graduação dada, respectivamente, pelas avaliações do INEP e da CAPES.  Cuidar desses indicadores é a única alternativa que tem a instituição para influir no montante de recursos de custeio e capital alocado em seu orçamento inicial.

 Osório expôs que, para 2014, a matriz de distribuição de recursos para as unidades acadêmicas será alterada para melhor adequá-la à realidade de cada unidade.,

Qualificação da Graduação

A palavra foi passada para o procurador educacional institucional da UFPel, professor Julio Mattos, também coordenador de Regulação e Acompanhamento. Ele destacou a necessidade de qualificar ainda mais os cursos de graduação da universidade, uma melhoria que repercuta no aluno. Dentro dessa questão, um dos trabalhos que deve ser incentivado é o de apoio aos Coordenadores de Cursos. Outros pontos a serem melhorados são os projetos pedagógicos e a infraestrutura, considerada por ele como o “calcanhar de Aquiles” da instituição. Neste quesito, entram as salas de aula, bibliotecas, salas dos professores e laboratórios.

Como ação realizada no último ano, o professor apontou a realização do edital PROEQUIP, que permitiu o investimento em bibliotecas e laboratórios e que pôde beneficiar 82 dos 99 cursos de graduação em funcionamento na UFPel. Um dos critérios adotados foi o da necessidade, ou seja, quem tivesse mais falta de estrutura, foi mais beneficiado. Esta iniciativa será aprimorada e realizada novamente ao longo deste ano.

Infraestrutura

O coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Fábio Schramm, abordou a questão da infraestrutura da UFPel. Ele apontou os dados de crescimento da universidade, a partir do programa REUNI, que aumentou em 122% o número de alunos de graduação, mas que não foi acompanhado por um crescimento proporcional da área física e de pessoal.

Schramm lembrou que a maior parte dos imóveis adquiridos nos últimos anos pela universidade ainda estão sem uso. Mas que para absorver o aumento de alunos, os aluguéis quase dobraram: são muitos imóveis locados, em uma ação que dispersou as instalações acadêmicas. O curso de Engenharia Civil foi usado como exemplo por ter aulas em 12 locais diferentes .

Para uma qualificação dos espaços da UFPel, a pró-reitoria vem trabalhando em quatro frentes: gerenciamento e compartilhamento de espaços, recuperação e reforma dos locais já existentes, construção de novos imóveis próprios e redução das locações. Para tanto, está sendo constituído um banco de dados dos espaços físicos disponíveis e constituído sistema de gestão de salas integrado ao Cobalto.

Sobre a concessão de serviços nos prédios da universidade, esta ocorrerá a partir de pesquisa entre os usuários sobre os serviços que tenham maior relevância.

Reformas

Após a exposição sobre as ações de infraestrutura, o coordenador de Obras e Planejamento Físico, engenheiro Cleidi Pinto, apresentou a necessidade de reforma de 39 prédios, totalizando um investimento de R$ 41,5 milhões, recursos que deverão buscados junto ao MEC durante os quatro anos da gestão. Destas obras, 26 serão realizadas no Campus Capão do Leão e 13 nas Unidades de Pelotas.

Ele explicou que as prioridades de construção serão a da Casa do Estudante, do Restaurante Universitário e dos aulários, previstos para o Capão do Leão e Pelotas. Além disso, são metas a elaboração de um Plano Diretor para a universidade e obras de saneamento , especialmente nos Campi Porto e Capão do Leão.

Patrimônio Cultural

A professora Francisca Michelon, Coordenadora do Núcleo de Patrimônio Cultural, apresentou a proposta de trabalho do Núcleo que se propõe a salvaguardar o patrimônio cultural da UFPel, destacando que este não é de uso apenas da instituição, mas de toda a sociedade.

Como este é um trabalho que começará praticamente do zero, entre as metas apontadas pela coordenadora, estão a identificação do acervo existente, o estabelecimento de parcerias, o melhor uso do acervo e a formação de um espaço de memória institucional. O projeto norteador é aquele utilizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que trouxe, inclusive, diversos prêmios para a instituição. Além disso, é necessária, também, a formação de uma política de museus e patrimônio.

Debate com a comunidade

Em seguida, a comunidade universitária presente pode questionar a equipe da PROPLAN. Além dos coordenadores já citados, estavam presentes o coordenador de Orçamento, Fernando Caldas, e o coordenador do Núcleo de Gestão de Espaços, Augusto Pinto.

Entre os assuntos citados e encaminhados estiveram:

– a reforma do prédio onde funcionam os cursos de Teatro e Dança, do CEARTE;

– o debate que será aberto com a comunidade para um zoneamento das atividades da universidade;

– a revitalização do Campus Capão do Leão possibilitando a utilização noturna do espaço;

– o enxugamento das atribuições das fundações de apoio;

– a criação e qualificação de espaços de integração entre a comunidade acadêmica, inclusive com a iminente liberação da quadra de esportes da AABB;

– a prioridade na instalação de um restaurante universitário no Campus Porto;

– previsão da abertura de espaços para os diretórios acadêmicos e para o Diretório Central de Estudantes em imóveis próprios da universidade;

– as perspectivas e condições necessárias para o lançamento do certame licitatório, na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação, paraa construção de futuro Condomínio Estudantil da UFPel.

Para encerrar a audiência, tomaram a palavra a vice-reitora da UFPel, professora Denise Gigante, e novamente o pró-reitor Luiz Osório. Para Denise, a realização das audiências é muito importante para informar e ouvir a comunidade sobre as pautas de trabalho da reitoria: “é desse escutar que podemos direcionar nossas ações”, afirmou. Já Osório destacou a importância do diálogo para que se avance, cada vez mais, na qualidade acadêmica e no cumprimento dos compromissos sociais da instituição.

Confira a apresentação feita nesta segunda-feira no arquivo   Audiência PROPLAN 4  .

Confira os recursos da PRAE/Assistência – Exercício 2013 no arquivo EXECUÇÃO PREAE PNAES 2013.

Publicado em 14/01/2014, nas categorias Destaque, Notícias.