UFPel lança livro e projeto sobre patrimônio cultural

DSC_0309Nesta sexta-feira (10), às 11h, no auditório da Reitoria da UFPel, no Campus Porto, Anglo, ocorreu o lançamento do livro “Patrimônio Cultural Edificado da Universidade Federal de Pelotas – primeiro estudo, 2013” e o projeto “Reciclagem e Requalificação do Patrimônio Industrial da extinta Fábrica Laneira Brasileira Sociedade Anônima: Casa dos Museus”.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório Rocha dos Santos, abriu a cerimônia falando sobre o projeto como uma demonstração de compromisso com o patrimônio cultural da cidade. “Nosso objetivo é fazer com que o patrimônio histórico que está sob responsabilidade da UFPel seja um patrimônio da comunidade”, disse.

DSC_0317Na sequência, a organizadora do Livro, Francisca Michelon, fez a apresentação do Núcleo de Patrimônio Cultural, criado em setembro de 2013 com a finalidade de propor e aplicar uma política de proteção ao patrimônio cultural da UFPel. Segundo Francisca o patrimônio é um compromisso social e o Núcleo surge para cumprir este papel.

O projeto da Casa dos Museus foi apresentado pela professora Celina Britto Correa, orientadora do estudo.  A unidade será sediada no prédio da Laneira e prevê a formação de alunos de graduação e pós-graduação fundada no compromisso social, com atividades contínuas e cotidianas de convívio com a comunidade, resultando na qualificação do bairro Fragata.

Dentro da Casa dos Museus funcionará o Memorial da Laneira, o Museu das Telecomunicações, o Museu do Conhecimento para Todos, o Museu Carlos Ritter, o Museu Arqueológico e Antropológico, a Biblioteca Retrospectiva, os cursos de Museologia e Conservação e Restauro e o Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio. O projeto prevê ainda um auditório, café, cinema, sala multiuso e áreas de convívio.

A secretária Municipal de Gestão da Cidade e Mobilidade de Pelotas, Joseane Almeida, parabenizou a administração da Universidade pelas ações desenvolvidas em prol da cidade. O primeiro promotor de justiça da Promotoria de Justiça Especializada de Pelotas, Paulo Roberto Gentil Charqueiro, relembrou a importância da recuperação do patrimônio, parabenizando a Universidade pela participação de alunos nos projeto e pela criação de cursos de graduação e pós-graduação na área.

DSC_0317O reitor Mauro Del Pino agradeceu a parceria da Prefeitura Municipal de Pelotas e do Ministério Público e salientou a preocupação da Universidade em unir os serviços prestados com a qualificação acadêmica. “Nossa perspectiva é dar uso público ao patrimônio histórico da Universidade”, finalizou.

Colaboradores

O livro contou com a colaboração da professora da Faurb, Ana Costa Oliveira, da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Letícia M. Ferreira, e da arquiteta da Coordenação de Patrimônio da Secult, Liciane Machado Almeida.

Já o projeto teve a colaboracão dos diretores do ICH, Sidney Gonçalves, e do IB, Gladis Aver Ribeiro, a servidora da Biblioteca Retrospectiva, Claudia Denise Dias Zibetti, e os professores, José Eduardo Dorrnelles, Pedro Luís Machado Sanchez, Carla Rodrigues Gastaud, Nóris Leal, Diego Lemos, Roberto Heiden, Silvana de Fátima Bojanoski, Juliane Serres, César Jaeger Drehmer, Daniele Baltz Fonseca, Luiza Carvalho, Sarah Silva e Andréa Bachettini. Também participaram os bolsistas Camila Garcia, Gustavo Nunes, Pedro Caetano, Renan Yokemura e Viviane Pacheco.

Publicado em 09/01/2014, na categoria Notícias.