Federal FM completa 33 Anos

visita rádio ccs 5visita rádio ccs 3Nesta quarta-feira, dia 8 de janeiro, a Rádio Federal FM recebeu em seus estúdios as visitas do reitor da UFPel, Mauro Del Pino, da vice-reitora Denise Petrucci Gigante; e da coordenadora de Comunicação Social, a jornalista Silvana de Araújo Moreira. A data marca o 33º aniversário da emissora universitária.

Desde janeiro, quando a nova gestão assumiu a Universidade, a Federal FM está reformulando sua programação, com novo perfil musical e jornalístico. O Conselho de Programação da emissora está sendo concebido. O regimento do Conselho está em fase de redação, elaborado por um pré-conselho constituído por representantes da Rádio e das comunidades universitária e em geral. A emissora abriu, em 2013, editais visando a veiculação de programas de diversas áreas.

Um pouco da história

Com o nome de Rádio Cosmos FM, em agosto de 1980 começou a funcionar em caráter experimental. Oficialmente, a inauguração ocorreu em 8 de janeiro de 1981. O ato inaugural contou com as presenças do reitor Ibsen Wetzel Stephan, do pró-reitor de Extensão José Passos de Magalhães e do primeiro diretor da emissora, José Maria Marques da Cunha, e de outras autoridades.

Em 18 de julho de 1992, por decisão do Conselho Universitário da UFPel, foi alterado o nome da emissora para Rádio Federal FM. Depois de mais de 30 anos funcionando no Campus Capão do Leão, os estúdios da rádio foram transferidos para o centro de Pelotas, para o prédio do Lyceu Rio-grandense. As novas instalações foram inauguradas no dia 4 de janeiro de 2013. O primeiro programa ao vivo nos novos estúdios foi transmitido no dia 31 de outubro, em programa relativo à 41ª Feira do Livro de Pelotas.

Atualmente, o diretor da rádio é professor do Conservatório de Música da UFPel Leandro Ernesto Maia. Transmitindo na frequência de 107,9 Mhz, a emissora pode também ser ouvida pela internet, no endereço http:/www.ufpel.edu.br, na guia rádio.

Publicado em 07/01/2014, na categoria Destaque.