Aluno da UFPel é destaque na China

18122013Visita-a-empresa-Foton-Fabricante-automotiva-web

Os bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), na China, Wesley Staniswaff Jablonski e Ricardo Oliano de Carvalho participaram, de 1º a 4 de dezembro, de uma série de encontros oficiais no país, acompanhando a delegação do governo do estado do Rio Grande do Sul.

A programação incluiu visitas a companhias chinesas que produzem material para computação; fibra óptica; caminhões e automóveis; além de palestras, seminários e encontros com autoridades chinesas, como o embaixador brasileiro em Pequim.

Segundo Wesley, estudante de engenharia Eletrônica, na Universidade Federal de Pelotas, a experiência teve um saldo positivo. “Pudemos conversar sobre as principais dificuldades que nós estudantes tivemos em relação adequação na China, o contato com autoridades que buscam o apoio técnico-cientifico com as universidades chinesas nos abriu um novo canal de comunicação e oportunidades futuras no âmbito acadêmico. Podemos agora sanar mais questões das nossas instituições de ensino no Brasil e tivemos a oportunidade de vivenciar um pouco da estruturação da indústria chinesa. Encontrar-se com tantas autoridades foi, por fim, um passo para minha formação profissional”, disse.

Para o bolsista, que está na China desde o mês de setembro de 2013, se dedicando exclusivamente ao aprendizado da língua, já é possível perceber as diferenças entre o ambiente acadêmico brasileiro e o Chinês. “O que mais me chama a atenção aqui é o empenho que os professores e alunos chineses têm no aprendizado e conhecimento de novas coisas. Eles são muitos focados e conseguem absorver conhecimento muito rápido. O professor aqui é uma pessoa realmente respeitada, dentro de sala a palavra dele é lei” explicou.

O convite para participarem das visitas foi feito pela Associação de Estudantes Brasileiros na China, que além de representar os estudantes brasileiros promove a criação de redes de cooperação e sociabilidade; e encontros com propósitos acadêmicos e/ou de entretenimento.

Foto: Bolsistas visitaram instalações de fabricante automotiva (Foto: Caco Argemi – Reprodução Palácio Piratini)

Informações da CCS/Capes

Publicado em 30/12/2013, na categoria Notícias.