UFPel firma convênio com prefeituras para elaboração de planos municipais de saneamento

DSC01560A Universidade Federal de Pelotas celebrou convênio, nesta segunda-feira(23), com os municípios de São José do Norte e Arroio Grande, objetivando apoiar a execução da elaboração dos planos municipais de Saneamento Básico das duas localidades. O trabalho será coordenado pela Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM), órgão suplementar da Universidade, através do fornecimento de bolsas-auxílio aos estudantes, técnicos administrativos e professores orientadores.

Representando o município de Arroio Grande, compareceram ao ato de assinatura o prefeito, Luís Henrique Pereira da Silva; o secretário de Planejamento, Cesar de Freitas Moura; e o assessor de convênios, Luís Carlos Brum. O município de São José do Norte esteve representado pelo prefeito, Zeni dos Santos Oliveira, e pelo vice-prefeito, Francisco Elifalete Xavier.

No encontro conduzido pelo reitor Mauro Del Pino e do qual também participou o pró-reitor de Infraestrutura, Gilson Porciúncula, foi definido plano de trabalho a ser executado pela ALM, cabendo a cada município assegurar os recursos financeiros necessários para a implementação e desenvolvimento das ações previstas, no valor total de R$ 65 mil para cada localidade.

A UFPel, através da Agência da Lagoa Mirim, está incumbida da elaboração dos diagnósticos sobre a situação dos serviços de saneamento básico e sobre o sistema de abastecimento de água, o sistema de esgotamento sanitário, o sistema de coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos urbanos, e a drenagem urbana dos municípios, para, a partir daí, estabelecer, juntamente com os técnicos das prefeituras, plano de metas e ações, visando a concepção final do plano de saneamento das duas cidades.

As ações a serem desenvolvidas contarão como atividades pedagógicas dos bolsistas envolvidos, contribuindo para sua formação profissional. A Universidade se propõe a realizar seminários de difusão de conhecimentos a partir dos aspectos verificados em campo, visando a sua disseminação, de forma a despertar e motivar o interesse dos alunos e da comunidade para o exercício do controle social das ações de planejamento do setor público.

Publicado em 24/12/2013, na categoria Notícias.