Início do conteúdo

Trabalho da UFPel recebe Prêmio Capes de Tese

unnamedA pesquisadora da UFPel Maria Clara Restrepo Méndez, do Centro Internacional de Equidade em Saúde, recebeu o Prêmio Capes de Tese na área de Saúde Pública em cerimônia ocorrida em Brasília em 10 de dezembro. O trabalho “Maternidade na Adolescência: Efeitos em curto e longo prazo sobre a saúde e o capital humano dos filhos Coortes de Nascimentos de Pelotas, RS – 1982, 1993 e 2004”, orientado pelo professor Cesar Gomes Victora, fez parte do doutoramento de Maria Clara no PPG em Epidemiologia.

Além da tese citada, o trabalho “História e Sociologia das Práticas de Leitura: a trajetória de seis leitores oriundos do meio rural”, de Lisiane Sias Manke, sob orientação de Eliane Peres, do PPG em Educação, recebeu menção honrosa no mesmo prêmio.

Prêmio Capes de Tese
Esta premiação foi instituída em 2005 com objetivo de reconhecer as melhores teses de doutorado defendidas nos programas de pós-graduação reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Em 2013 participaram do certame 645 teses, inscritas por 80 instituições; destas, 48 foram premiadas e 88 receberam menções honrosas.