CSF obtém recorde de inscrições na UFPel

As chamadas públicas referentes aos últimos editais do Programa Ciências sem Fronteiras obtiveram número recorde de inscrições na Coordenação de Relações Internacionais, no ciclo que se encerrou em final de novembro. Foram 356 inscrições para o edital número 15\2013, que abarcava 20 países, um aumento aproximado de 50% em relação às chamadas anterior.

Para o coordenador do Coordenação de Relações Internacionais (CRInter), Gustavo Vieira, o aumento é devido ao trabalho de divulgação da equipe, que envolveu bolsistas administrativo-pedagógicos, técnicos, professores e discentes colaboradores da CRInter que passaram em dezenas de salas de aulas para divulgar as oportunidades, além de divulgação em redes sociais, palestras e banca permanente para prestar informações no CIC. Entretanto, o desafio, para ele, não é apenas de aumentar o número de inscritos, mas sobretudo qualificar as inscrições. “Devemos abrir estas oportunidades para os melhores alunos da UFPel, assíduos, com boas notas, e atuantes em projetos de pesquisa, extensão e ensino”, observa.

Para tanto, os critérios para homologação foram revisados, exigindo-se além de 20% do curso concluído no ato da inscrição, pelo menos dois semestres já cursados. Quanto à média geral, exigiu-se, nos termos do edital, nota de pelo menos 7,0, podendo ir até 6,0, em caso de comprovada iniciação científica. Soma-se a tais critérios, pelo menos 80% de aproveitamento nas disciplinas já cursadas na instituição.

A Comissão de Avaliação para homologação dos alunos da UFPel inscritos no CsF foi composta pelos professores Alejandro Martins da Engenharia, Luis Ávila, coordenador do pós-graduação em Fitossanidade, Maximiliano Cenci, coordenador do pós-graduação em Odontologia, juntamente com o coordenador institucional do CsF, Gustavo Vieira, que se reuniu nas manhãs dos dias 17 e 18 de dezembro de 2013.

Para o professor Luis Ávila, muitos discentes ainda não se deram conta que a produção maciça de inovação está na China e na Coreia do Sul, pelo baixo número de inscritos para estes países, em relação à quantidade de alunos interessados em Europa e EUA.

Para 2014, os desafios dizem respeito também ao retorno dos alunos beneficiados pelo CsF, tanto no que diz respeito ao rendimento no exterior, a elaboração de um plano de estudos ajustado às disciplinas da grade curricular do seu respectivo curso na UFPel e quanto à validação das disciplinas cursadas no exterior nos respectivos cursos da UFPel.

Publicado em 20/12/2013, na categoria Notícias.