Acadêmicos de Farmácia visitam Museu Farmacêutico Moura

A turma de alunos ingressantes do Curso de Farmácia foi recebida no dia 9 de dezembro nas dependências do Museu Farmacêutico Moura, localizado na Farmácia Natura. A visita foi guiada pelo farmacêutico José Gilberto Moura, membro da Academia Brasileira de Farmacêuticos.

A atividade fez parte das ações programáticas da disciplina de Introdução às Ciências Farmacêuticas, ministrada pela professora Maria Cristina Werlang, que busca apresentar aos alunos os mais diferentes âmbitos da profissão farmacêutica e, no caso desta visita, levar aos acadêmicos aspectos históricos importantes da profissão.

A visita dos alunos ao Museu ocorreu em dois momentos. Primeiramente, a turma assistiu a uma palestra no auditório do estabelecimento com o José Gilberto, na qual ele fez um breve relato da história da farmácia. Em seguida, todos foram conduzidos a um tour guiado pelo próprio profissional e sua equipe de trabalho.

O Museu Farmacêutico Moura foi fundado em 2009 e contém em seu acervo mais de 5 mil peças, garimpadas por Moura em diversas viagens que ele realizava. São documentos iconográficos e manuscritos sobre a história das farmácias e laboratórios em Pelotas, além de recortes de jornal, fotografias, impressos e almanaques dos laboratórios farmacêuticos, impressos de marketing da produção farmacêutica, cosméticos e perfumaria. Também fazem parte do conjunto equipamentos empregados nas indústrias farmacêuticas e farmácias, fazendo do museu um espaço único em nosso país.

Publicado em 20/12/2013, na categoria Notícias.