UFPel presente em reunião sobre Programa de bolsas de mestrado para estudantes mexicanos

O coordenador de Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade, Luis Avila, esteve presente na reunião do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras para tratar do Programa de bolsas de mestrados em Agricultura e Pecuária Tropicais para estudantes mexicanos, do qual a UFPel participa.

Na reunião realizada em Brasília, no dia 10 de dezembro, foram discutidos os aspectos do Edital do Programa. Um dos pontos importantes que surgiu durante o trabalho foi a necessidade de as universidades brasileiras oferecerem, gratuitamente, curso de português para os alunos estrangeiros, já que não será exigida proficiência em língua portuguesa.

Além disso, ficou definido que serão abertas duas chamadas para o Programa, uma para o segundo semestre de 2014 e outra para o primeiro semestre de 2015.

O Programa consiste em receber estudantes mexicanos para a realização de cursos de mestrado nas áreas de Agricultura Tropical, Zootecnia de Trópico e Silvicultura Tropical. Seu principal objetivo é contribuir com a qualificação de profissionais que atuarão na organização produtiva de zonas tropicais no México, no incremento  da produtividade,  no apoio ao desenho de impactos agroindustriais para os produtos das regiões, etc.

Para a realização do Programa, o Governo Mexicano ofertará 40 bolsas, com duração de dois anos, a  estudantes oriundos de universidades públicas e de institutos tecnológicos agropecuários de oito estados, a saber: Veracruz, Tabasco, Campeche, Quintana Roo, Yucatán, Chiapas, Oaxoca e Guerrero.

O público do Programa é constituído de filhos de camponeses na linha de pobreza, agricultores de minifúndios ou terras comunais, de origem indígena, que estejam cursando o último ano de Graduação em Agronomia, Medicina Veterinária ou equivalentes.

Publicado em 17/12/2013, na categoria Notícias.