HE inaugura Projeto Consultórios Itinerantes de Odontologia e Oftalmologia

23O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas inaugurou nesta terça-feira (10), em ato realizado no Campus Porto, no começo da tarde, o Projeto Consultórios Itinerantes de Odontologia e Oftalmologia no Campus. O ato teve as presenças do reitor Mauro Del Pino e do vice-reitor, Carlos Mauch.

1O Projeto Consultórios Itinerantes foi desenvolvido pelo Ministério da Educação e o sistema de Hospitais Universitários Federais, integrando esforços e ampliando a abrangência na direção da formação de qualidade dos futuros profissionais da saúde e no atendimento de excelência à população. Ele tem como objetivo prestar assistência qualificada à população, preferencialmente escolar, em consonância com as políticas nacionais de saúde e de educação, além de incrementar novo cenário de ensino-aprendizagem na formação de profissionais de saúde capacitados a atender às demandas nos campos da saúde ocular e saúde bucal.

02O projeto foi destinado àquelas instituições federais que possuem cursos em Medicina ou Odontologia ou com Residências nesses respectivos campos profissionais. O HE-UFPel foi um das instituições contempladas, tendo recebido em outubro de 2012 um caminhão, um baú de carga geral, um baú odontológico e um baú oftalmológico.

04A unidade odontológica tem a possibilidade de tomadas radiográficas periapicais e interproximais, equipamentos periféricos, infra-estrutura para esterilização do instrumental, recepção e sala de espera, sendo possível realizar procedimentos de atenção básica e de média complexidade.

Já a unidade oftalmológica foi concebida com consultório e um laboratório para montagem de óculos, ambos equipados, além de recepção e sala de espera.

Inicialmente o projeto visa atender a demanda de escolas do município, pactuando com os Programas Saúde do Escolar (PSE) e Programa Brasil Sorridente (PBA). Cada baú tem a capacidade de atender simultaneamente dois usuários.

Em virtude das necessidades de operacionalização dos referidos consultórios, que implica na viabilização de água, esgoto, energia elétrica, segurança e condições adequadas de nivelamento do solo para permanência do baú, inicialmente os consultórios iniciarão suas atividades nas dependências do Campus Porto da UFPel. No entanto, espera-se que ainda no primeiro semestre de 2014 o projeto atenda a municípios do entorno de Pelotas, em um raio de 150 km, de forma itinerante.

Publicado em 10/12/2013, na categoria Destaque.