Discentes do curso de cinema e audiovisual são premiados em festival

Foi realizado entre os dias 25 e 30 de novembro, na cidade de Bagé, RS, o 5º Festival de Cinema da Fronteira.  Durante os cinco dias, foram exibidos 88 filmes, entre curtas e longas, de doze países latinos e lusófonos.

Os alunos dos cursos de cinema da UFPel, incentivados pelo saldo positivo da participação na última edição do festival,se mobilizaram para garantir presença. Foram38estudantes em um ônibus particular até a cidade para prestigiar o evento. A hospedagem foi oferecida pelos organizadores do evento, assim como o transporte para as atrações.

Os alunos da UFPel tiveram participação ativa nas mostras, debates e oficinas. Vale ressaltar a participação na oficina de som, com o professor de publicidade e propaganda da ESPM, Kiko Ferraz, que encheu a manhã da quinta-feira(28) de muita inspiração, e a participação na roda de conversa realizada na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), sobre o desejo de criação de um curso de cinema naquela instituição. Esse momento contou com muitos convidados, entre eles docentes e discentes da Unipampa, Unisinos, UFPel, uma representante da Unversidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila, Foz do Iguaçu), cineastas, críticos e teóricos, como o ilustre Jean-Claude Bernardet.  Foi um debate rico e inflamado sobre cinema na academia, onde se compartilharam experiências e opiniões.  A proposta de criação do curso se estendeu até a Câmara dos Vereadores, no fim da tarde,em sessão onde estiveram diversos participantes do festival como ouvintes e alguns na mesa.

Premiação
O discente Gabriel Paixão, que cursa o 4º semestre do curso de cinema e audiovisual, ganhou o troféu de melhor ator com o curta-metragem Cena, dirigido por Vitor Hiroshi, e o de melhor roteiro pelo curta-metragem Catalogárgula, dirigido por Lucas Neris e Luan Salce, ambos exibidos na mostra universitária.  O curta Xerife da fronteira, dirigido por Tamile Padilha, exibido na mostra regional, rendeu ao discente João Vicente de Oliveira o prêmio de direção de fotografia.

O festival exibiu mais três curtas realizados por alunos da universidade: Tinha uma pedra no meio do caminho, de Caio Mazzilli, e O fio da navalha, de Maciel Fischer, ainda na mostra competitiva universitária.  Na mostra competitiva internacional, foi exibido o curta-metragem No interior da minha mãe, dirigido pelo aluno Lucas Sá.

Publicado em 10/12/2013, na categoria Notícias.