FAEM tem abertura oficial das comemorações dos seus 130 anos

NImagem 023(1)a manhã desta segunda-feira (9), foram abertas oficialmente as atividades celebrativas pela passagem dos 130 anos de fundação da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), uma das unidades formadoras da UFPel. Entre as atividades do ato estiveram o descerramento de placa comemorativa e a inauguração das fotos de ex-diretores da faculdade, além da apresentação da Orquestra do Conservatório de Música.

A placa comemorativa instalada no saguão do prédio da FAEM foi doada pela Associação de Engenheiros Agrônomos de Pelotas (Aeapel) e descerrada com auxílio do presidente da instituição, o também professor da UFPel Moacir Cardoso Elias, do diretor da unidade, professor Manoel Luiz Brenner de Moraes, e dos ex-diretores presentes. Para Elias, é uma honra para a Aeapel  poder oferecer a placa: “Esta é uma parceria indissolúvel. A Aeapel é uma instituição independente da FAEM, mas unida em coração a esta casa”.

O diretor da FAEM ressaltou em seu discurso a longa e exitosa trajetória da Faculdade de Agronomia, que possui uma estrutura qualificada para atender às necessidades da comunidade. Moraes destacou também o projeto FAEM 130, composto de metas e caminhos para os próximos 130 anos da unidade: entre eles está o resgate da área física e a reforma curricular do curso de Agronomia.

Para o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel não é um patrimônio apenas da Universidade ou da cidade de Pelotas, mas para toda a nação brasileira. Segundo ele, a unidade traz marcadas as políticas de educação superior ao longo de todos esses anos de história. Por isso, a unidade, nas palavras do reitor, é um orgulho para a UFPel. Del Pino destacou que a FAEM tem uma grande responsabilidade, já que o Brasil tem o papel estratégico na alimentação do mundo.

Imagem 073

Galeria de Ex-Diretores
Logo após o descerramento da placa comemorativa, foram inauguradas as fotografias dos ex-diretores Ledemar Carlos Vahl e Eduardo Gonçalves Xavier. O primeiro recebeu palavras de homenagem da professora Rosa Maria Vargas Castilhos, que destacou a vida inteira de Vahl dedicada à FAEM; Xavier foi homenageado pelo professor Renato Peixoto, aposentado da UFPel, que destacou a sua competência desde o tempo de estudante e a sua evolução como profissional.

Logo em seguida à inauguração, houve apresentação da Orquestra do Conservatório de Música da UFPel e a transmissão ao vivo do Imagem 113programa Pelotas 13 Horas, da Rádio Universidade, diretamente do Gabinete do Diretor da FAEM, com a presença dos ex-diretores da Faculdade.

Clique aqui e confira a programação completa do aniversário de 130 da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel.

Publicado em 09/12/2013, nas categorias Destaque, Eventos Acadêmicos, Notícias.
Marcado com as tags 130 anos, Agronomia, aniversário, FAEM.