Início do conteúdo

NAUrb aplica ferramentas de qualificação do espaço urbano na região da Balsa

A rede de pesquisa universitária MORAR.TS busca novas metodologias de inserção da população no processo “produção” da habitação de interesse social, a partir das Tecnologias Sociais (TS) voltadas à inclusão e da necessidade de se envolver o usuário em todas as fases – do programa de necessidades ao pós-ocupação. Nesse contexto, o Núcleo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (NAUrb) da FAUrb/UFPel, investe na busca de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que viabilizem as Tecnologias Sociais (TS), ampliem a interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade e representem efetivas soluções de transformação social no tema do provimento da habitação de interesse social.

Inserido neste projeto, o NAUrb apresenta a metodologia denominada de Diagnóstico Rápido Urbano Participativo (DRUP), composto por atividades de levantamento de informações sobre um determinado contexto urbano para conhecer as principais características físicas e socioeconômicas e para identificar problemas e potencialidades, subsidiando assim a elaboração de planos de desenvolvimento. Esta metodologia chegou ao Rio Grande do Sul/Brasil através do Projeto Prorenda Urbano/RS, em um convênio entre o Governo do Estado e a Sociedade Alemã de Cooperação Técnica – GTZ e tem origem evidenciar as possíveis soluções dentro da comunidade. O DRUP tem sua origem a partir do Diagnóstico Rápido Rural (DRR) e do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) realizados nas comunidades de baixa renda da África. Lá as informações obtidas pela comunidade eram escritas em pequenos cartões que posteriormente eram agrupados por tema em um painel. O método evita o uso de pesquisas longas, de alto custo, coleta de dados em excesso e tardia produção de resultados, apresentando características de flexibilidade e interatividade, já que necessita da participação da comunidade em conjunto com os aplicadores. Tem como objetivo o emponderamento da população local para trocar sua própria condição e situação, buscando transformar os antigos papéis de dependência e reconhecer os moradores como analistas, planificadores e organizadores ativos.

O NAUrb busca potencializar a ferramenta de participação através da introdução de TIC´s, na aplicação do DRUP no Bairro da Balsa, em que foram utilizados softwares livres, mapas conceituais (mind maps) e nuvens de palavras como forma de organização das palavras-chave colocadas pela população para descrever os aspectos positivos e negativos do seu ambiente. Também foi introduzido o uso de tela interativa, com a possibilidade de manipulação, inserção de imagens obtidas no levantamento de campo, indicadas pela própria comunidade.

Como resultado, está em desenvolvimento um catálogo técnico de alternativas de elementos qualificadores do espaço urbano, no caso alternativas de pavimentação de calçadas, arborização, fechamento do lote (muros, cercas, etc.) e coleta de lixo, demandas relatadas pela comunidade da Balsa, através do DRUP. Também foi realizado um projeto em conjunto com a Prefeitura Municipal de Pelota para a pavimentação de vias públicas.

 

Publicado em 06/12/2013, na categoria Notícias.