Presidente da Fundação Iochpe confere o Instituto Arte na Escola

DSCN1335A presidente da fundação Ioschpe, Evelyn Iochpe esteve em Pelotas para uma análise dos trabalhos realizados dentro do Instituto Arte na Escola. A cidade foi um dos primeiros pólos onde o trabalho foi vinculado e em 2013 completa 20 anos de concretização.

DSCN1319No Instituto de Artes e Design da UFPel (IAD) está concentrado um banco de imagens, vídeos e livros pertencentes ao Arte na Escola, projeto que trabalha com a questão da interdisciplinaridade, envolvendo as áreas de teatro, artes visuais, música, história e literatura. A presidente da fundação Ioschpe diz que o trabalho na cidade está bem estruturado e comenta sobre o acervo disponível. “Vejo aqui uma oferta crescente de materiais, que é a ideia do Arte na Escola; que seja um centro de referencia, de melhoria do ensino das artes”, explica Evelyn.

A missão principal do instituto na região Sul é a implementação e disseminação de ações que contribuam no ensino das Artes e na melhoria da educação básica através do acesso aos recursos didáticos disponibilizados. Assim, o encontro reginal sul 2014 do Arte na Escola será sediado na cidade de Pelotas, lugar onde Evelyn diz nunca ter tido interrupções nos trabalhos.

A universidade origina a capacitação dos professores, e é o lugar onde surgem todos os processos educacionais. Fundações como a Ioschpe e o Instituto Arte na Escola estão diretamente voltados para que aconteça uma melhoria de aprendizado nas escolas. “Vim observar como se dá a transposição do conhecimento para que chegue efetivamente ao aluno que está na rede escolar”, diz a presidente da Organização.

Fundação Ioschpe
A fundação desenvolve programas nas áreas de Educação, Cultura e Bem-Estar Social. Mantendo a educação de crianças e adolescentes como prioridade, a fundação Ioshcpe apoia projetos educacionais, ações de investimento social e atividades culturais beneficiando mais de 120 mil pessoas em vários estados.

O objetivo dos programas é promover o desenvolvimento integral de crianças e jovens, capacitando-os a exercer uma profissão, ampliando suas habilidades de expressão e comunicação, estimulando sua criatividade e reforçando assim, sua formação como cidadãos.

Abaixo, confira o que Evelyn Ioschpe disse à Pró-Reitoria de Extensão.

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura: Como vês o desenvolvimento do Instituto Arte da Escola aqui na cidade de Pelotas?

Evelyn Ioschpe: Eu estou muito feliz de estar de volta aqui, lugar onde foi um dos primeiros pólos do Arte na Escola. Nós estamos com 20 anos de trabalho, sem nenhuma interrupção, em Pelotas. Vejo um trabalho muito maduro, cristalizado e frutífero, tanto na coleção de materiais como no banco de imagens. Esse banco foi sendo gerado como material de ensino bem no começo do projeto e hoje está digitalizado, com enorme crescimento dos materiais que nós enviamos, com vídeos, uma biblioteca crescente, enfim, uma oferta grande de materiais, que é a ideia do Arte na Escola. Ele tem que ser um centro de referencia, de melhoria do ensino das artes. Assim, acho que a UFPel está realmente gerando essa bem feitoria para a comunidade de professores e também de alunos. Fico muito feliz de ver esse desenvolvimento.

PREC: Entre outras pautas, vieste para discutir o encontro regional Sul, que acontecerá ano que vem em Pelotas. Qual o planejamento do evento?

E.I: Nós temos uma prática de fazer visitas aos pólos e na verdade a minha visita se dá em primeira estância a esse planejamento de visitação. Nós temos a pratica de fazer um encontro anual, que este ano aconteceu no Rio de Janeiro, onde todos os pólos – são 47 no Brasil- se reuniram em outubro e se planejou o ano de 2014. As regiões se encontram como forma de haver uma troca regional, onde as culturas regionais se encontram e ficamos muito felizes de que Pelotas vai estar sediando a região Sul em 2014. Aqui estou tendo a oportunidade de vivenciar a atuação dentro das escolas, o que é muito bom. Acreditamos que o nosso trabalho não fará sentido se não ser aplicado dentro de uma escola. Digo, no momento que a universidade, através do seu trabalho de extensão, se materializa na escola brasileira, há uma melhoria significativa na educação. A universidade é o lugar onde se origina a capacitação do professor, onde se origina todo o processo educacional. Fundações como a nossa e o Instituto Arte na Escola estão diretamente voltados para que essa melhoria ocorra. Para que o conhecimento que antes era nas universidades, chegue até a escola e realmente a fertilize. Isso é o que vim ver, como se dá essa transposição desse conhecimento para que chegue efetivamente ao aluno que está na rede escolar.

Mateus Tavares
Coordenador Núcleo de Comunicação PREC-UFPEL

Publicado em 04/12/2013, na categoria Notícias.