Início do conteúdo

CIC e Enpos entregam prêmios nesta quinta

Nesta quinta-feira, dia 5 de dezembro, ocorrerá a cerimônia de premiação do XXII CIC, do XV ENPOS e do I Concurso de Ideias Inovadoras. A cerimônia irá acontecer a partir das 18h, no auditório da Faculdade de Medicina, na avenida Duque de Caxias, 250 – Fragata.

Durante o ato, serão entregues as premiações para os autores dos 24 trabalhos destacados no XXII CIC, para os autores dos 24 trabalhos destacados no XV ENPOS e para os autores dos 6 trabalhos destacados no I Concurso de Ideias Inovadoras.

Tanto no XXII CIC quanto no XV ENPOS serão premiados o 1º, 2º e 3º lugares das diferentes áreas de conhecimento. Os primeiros lugares de cada área receberão um tablet e serão convidados para escreverem uma versão estendida de seus trabalhos para um livro, que será lançado no início de 2014. Os segundos e terceiros lugares de cada área receberão vale livros. Todos os premiados receberão um troféu e um certificado.

No I Concurso de Ideias Inovadoras serão premiados os 1º, 2º e 3º lugares das duas categorias: graduação e pós-graduação. Os primeiros e segundos lugares receberão um tablet. Todos os premiados receberão um troféu e um certificado e serão convidados para participar de um curso de Gestão de Negócios.

Nesse ano participaram dos eventos mais de 3 mil pessoas, apresentando seus trabalhos, avaliando os trabalhos apresentados, participando de palestras e de sessões de apresentação de trabalhos, organizando as atividades dos eventos ou participando na equipe de apoio. Foi um momento importante de integração da comunidade da UFPel e um momento de reflexão sobre os caminhos que estão sendo traçados em pesquisa, inovação e pós-graduação em nossa instituição e nas instituições da região. Por tudo isso, os eventos constituem-se, hoje, como os mais importantes na área da pesquisa, da inovação e da pós-graduação da região sul do RS.

Várias novidades foram inseridas nos eventos deste ano, incluindo o cancelamento das aulas para que as atividades letivas ocorressem dentro dos eventos, a apresentação de trabalhos exclusivamente na modalidade oral, a criação do Concurso de Ideias Inovadoras e a promoção do Ciclo de Discussões. Este último evento contou com palestrantes renomados internacionalmente e teve como tema “As transformações no mundo contemporâneo”.

A cerimônia de premiação e de encerramento será o momento final de um longo esforço de um grupo grande e qualificado de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes, concluindo um ciclo de um ano de pesquisa e apontando para o início de um novo ciclo que, espera-se, conduza a novos e importantes avanços nesta área.

Confira os premiados:

Premiados_XXII_CIC

Premiados_XV_ENPOS

Ideias Inovadoras

Categoria Graduação

Título da Ideia / Autor(es)

· Design e Redes Sociais

Jéssica Esteves

· Neurodesenvolvimento para crianças em abrigos

Anna Maria Garcia Cardoso

· Sistema de rastreamento para veículos de transporte coletivo utilizando tecnologias Arduino e Google Maps

Raphael Tomé Santana, Rafael Silveira, Regis Zanandrea, Leomar S. Rosa Junior, Felipe de Souza Marques

Categoria Pós-Graduação

Título da Ideia / Autor(es)

· Flexmap

Julio Saraçol Domingues Júnior, Leomar Soares da Rosa Jr, Felipe de Souza Marques

· Identificação automática de situações de risco em bombas de infusão medico-hospitalares

Fabrício Neitzke Ferreira

· Método para detecção in vitro da resistência de plantas daninhas a herbicidas

André da Rosa Ulguim, Dirceu Agostinetto, Leandro Vargas,Juliana Aparecida Fernando, Jessica Dias Gomes da Silva

Publicado em 02/12/2013, na categoria Manchete.