III Encontro Regional de Educação Escolar Quilombola

Formação Docente ERNos dias 06 e 07 de novembro aconteceu no espaço do Cenáculo o III Encontro Regional de Educação Escolar Quilombola. Este encontro, na sua terceira edição consecutiva, foi organizado pelo Programa de Extensão Formação Docente e Políticas Educacionais para Quilombos, da Faculdade de Educação, juntamente com as secretarias municipais de educação da região, comunidades quilombolas, organizações dos movimentos quilombolas, instituições do ensino superior (IFSul, EST e UNISINOS) e coletivos  universitários estudantis (Negração/UFRGS, e Negada/UFPel).

E.Infância e Juventude quilombola (1)A atividade reuniu cerca de 250 pessoas e contou na sua programação um encontro no dia 06 de novembro para discutir a finalidade da pesquisa em quilombos. No dia 07 de novembro as discussões continuaram com as seguintes questões: acesso e permanência dos/as quilombolas no ensino superior (UFPel e FURG)  e tecnológico, apresentação do material didático  para os anos finais do ensino fundamental oriundo do  Projeto Cultura, Terra e Resistência (FaE/UFPel),  espaço de atividades da infância e juventude quilombola, encontro de educadores/as para apresentação de práticas educativas acerca da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e Lei 1639/03  e encaminhamentos para uma organização intermunicipal e um fórum de discussão entre as comunidades abarcando questões gerais da comunidade e a organização política. A metodologia do evento se constituiu através de momentos de discussões coletivas e outros com temáticas específicas.

Publicado em 22/11/2013, na categoria Notícias.