Início do conteúdo

Inscrições abertas para II Jornada de Estudos Sobre Escravidão, Resistência e Pós-abolição

Estarão abertas até o dia 25 de novembro as inscrições para propostas de comunicação à II Jornada de Estudos Sobre Escravidão, Resistência e Pós-abolição, que será realizada de 9 a 12 de dezembro, no Auditório da FaE (rua Alberto Rosa, 154). A segunda edição do evento aprofundará diálogos desenvolvidos na primeira edição, ocorrida em 2011, quando houve o destaque para as peculiaridades que balizaram a presença negra no Rio Grande do Sul, a partir de abordagens clássicas e pesquisas contemporâneas.

Nesta oportunidade, a Jornada terá um formato diferenciado, passando das discussões quinzenais com painelistas e indicação bibliográfica para uma atividade de quatro dias, nos quais estarão sendo forjados diálogos em forma de mesas redondas, os quais serão mediados por um(a) debatedor(a), contando também com espaço cultural e a constituição de um ambiente de apresentação e compartilhamento de resultados de pesquisas para discentes e pesquisadores na forma de comunicações.

Esta proposta de Jornada de Estudos se caracteriza como uma atividade vinculada ao grupo de pesquisas do diretório CNPq “Cosmologias, lógicas de ação e manifestações expressivas de grupos afrodescendentes”.  Este grupo visa subsidiar a constituição de um espaço institucional específico de formação e debates sobre temas relacionados à presença negra na sociedade regional. Sendo o objetivo geral: “agregar pessoas de diferentes filiações institucionais envolvidas com pesquisas e atividades de ensino e extensão que tenham por tema o universo político-cultural de grupos afrodescendentes, situados tanto no Brasil como nas Américas, especialmente Cone Sul. O objetivo é a troca de conhecimentos e fomento à pesquisa junto aos mesmos, com compromisso com suas demandas políticas e respeito às suas diferentes visões de mundo e lógicas de ação”.

Realizada em conjunto com o Departamento de Antropologia e Arqueologia – (ICH/UFPel); Grupo Design, Escola e Arte (CDTec/UFPel ) e Grupo de Trabalho Sobre Questões Étnico-raciais (Curso de Serviço Social/UCPel); Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia (ICH/UFPel) a 2ª Jornada de Estudos Sobre Escravidão, Resistência e Pós-Abolição busca aprofundar as discussões relacionadas aos seguintes temas: educação e relações étnico-raciais; imprensa e intelectuais negros; territorialidades negras e comunidades quilombolas; trabalho e inclusão no pós-abolição; gênero e religiosidade. Para isso, o evento contará com conferências, mesas redondas e simpósios livres para comunicações, com a presença de participantes do Rio Grande do Sul e de outras regiões.

Para se inscrever como comunicador ou ouvinte acesse: http://jornadadeeerpa.blogspot.com.br/.

Comunicacoes Jornada

Publicado em 21/11/2013, nas categorias Agenda, Notícias.
Marcado com as tags Jornada.