UFPel marca presença no ENNECE 2013, na UFBa

1 A UFPel esteve presente no VII Encontro Norte/Nordeste de Casas de Estudantes (ENNECE), realizado de 12 a 17 de novembro, na Universidade Federal da Bahia(UFBa), onde pôde conhecer um pouco melhor as políticas de assistência estudantil destas regiões.

O tema do ENNECE 2013 foi “Políticas de Expansão e Permanência – Reuni e Enem: Ganhamos ou Perdemos?”

O ENNECE contou com a presença de estudantes que residem em moradias estudantis federais, estaduais e municipais da região Norte e Nordeste. Cerca de 250 estudantes se dividiam em delegações da UFAL, UFPE, UFC, UFPB, UFBA, UNEB, UEFS, UFT, UFRN, UFCA, e contou com a presença de uma estudante residente da UFPel, Fernanda Alves da Costa – Landa, que foi apresentar o trabalho “Construindo Uma Gestão Compartilhada na CEU UFPel”, onde falou do GT da PRAE, composto por estudantes e sobre as pautas e encaminhamentos deste grupo, o que motivou muitos estudantes a lutar para desenvolver um GT em suas universidades.

2A pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFPel, Rosane Brandão, também esteve presente e participou de uma mesa onde discutiu permanência com membros de universidades do interior e da capital baiana. A UFPel também falou sobre o projeto da Nova Casa do Estudante, construído com a participação dos estudantes.

4Na plenária do ENNECE, decidiu-se que o Pré-ENNECE 2014 será realizado em Recife, na UFPE, e o ENNECE será em Palmas, Tocantins, onde os estudantes lutam pela federalização das Casas para que a UFT possa investir os recursos do PNAES em moradia estudantil.

3O Movimento Nacional de Casas de Estudantes, tocado pela SENCE (Secretaria Nacional de Casas de Estudantes), reivindica mais investimento em moradias estudantis, qualidade de vida, políticas de permanência, alimentação, transporte, fim do critério de 5 horas/dia da Bolsa Permanência do MEC, segurança, saúde, transparência e participação, além de ampliação de vagas.

Publicado em 20/11/2013, na categoria Notícias.