Troca de mensagens no Cobalto

A Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI) disponibiliza à comunidade da UFPel, nesta quarta-feira(13), um novo recurso do Cobalto. Idealizado para atender a crescente demanda por integração, agilidade e facilidade de comunicação institucional, o módulo de Troca de Mensagens propõe uma nova experiência aos usuários.

Cada usuário poderá escolher os destinatários de sua mensagem em função do seu perfil no sistema. Estudantes, por exemplo, poderão enviar mensagens para seus colegas e também para seus professores. Professores, por outro lado, terão a oportunidade de enviar mensagens para suas turmas ou individualmente para cada estudante. Em breve, o módulo atenderá unidades administrativas, como a de Gestão de Pessoas.

Segundo Hiram Noguez, analista de Tecnologia da Informação do Núcleo de Sistemas de Informação (NSI), este novo recurso é totalmente integrado ao sistema acadêmico da UFPel, permitindo a rápida comunicação entre professores e estudantes. “Este módulo definitivamente aproxima as pessoas em um mesmo contexto”, observa.

No menu do Cobalto, os usuários encontrarão o item Mensagens com as seguintes aplicações:

– Enviadas: permite visualizar todas mensagens enviadas pelo usuário;
– Escrever Mensagem: permite criar uma nova mensagem e escolher os destinatários;
– Recebidas: permite visualizar todas mensagens recebidas pelo usuário.

As mensagens enviadas por este módulo chegarão até seu(s) destinatário(s) por dois meios: via e-mail e através da caixa de mensagens dentro do próprio Cobalto.

Leandro Stachovski Garcia e Rafael Teixeira, técnicos da CTI que desenvolveram o módulo, consideram que o lançamento deste recurso é muito apropriado ao momento vivido pela área de TI na UFPel. “Estamos em um processo de transição entre dois sistemas acadêmicos, e disponibilizar recursos como esse no Cobalto é uma demonstração de comprometimento com toda a comunidade acadêmica. Além disso, outras aplicações dentro do sistema farão uso do recurso. O módulo de registro de avaliações, por exemplo, enviará uma notificação para todos os estudantes de determinada turma no momento em que o professor publicar as notas de uma avaliação”, destacam

Sobre o sistema
O Cobalto é um sistema de informação baseado em software livre que vem sendo desenvolvido pela equipe de servidores da área de TI da própria UFPel, e que já disponibiliza diversos módulos em pleno uso pela comunidade acadêmica, como na Gestão de Recursos Humanos, Projetos de Pesquisa, Projetos de Ensino, Sistema Acadêmico da Graduação e da Pós-Graduação, Concessão de Benefícios da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Administração do Restaurante, Indicadores, Gerenciamento das Carteiras de Identificação, Gerenciamento das contas de e-mail institucional e Helpdesk.

Estudantes devem acessar o sistema Cobalto utilizando o seu CPF como nome de usuário e a senha vigente em sua conta no sistema GOL (em extinção). Servidores da UFPel que ainda não utilizam o sistema podem ativar sua conta através do endereço  https://cobalto.ufpel.edu.br.

Publicado em 13/11/2013, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.
Marcado com as tags Cobalto, CTI, Mensagens.