Biotecnologia da UFPel é destaque na pesquisa em vacinas recombinantes

Foi recentemente divulgado o resultado de um Edital do CNPq cujo objetivo é apoiar propostas de pesquisa, desenvolvimento e inovação aplicados à produção de vacinas recombinantes para prevenção de zoonoses em animais. O Edital previa o apoio a projetos no valor de R$ 600 a 800 mil cada. Entre as propostas apresentadas, apenas sete foram aprovadas. Concorrendo com grupos de pesquisa consolidados e tradicionais em universidades como a USP e a UFMG, e instituições de pesquisa em vacinas como a Fiocruz e o Instituto Butantan, a UFPel apresentou um projeto na área de vacina contra leptospirose, coordenado pelo professor Odir Dellagostin, e obteve êxito na aprovação.

odir dellagostin“Estamos muito contentes com a aprovação do projeto, pois os recursos aprovados para este projeto, no valor de mais de meio milhão de reais, vão permitir avançar ainda mais nas pesquisas que buscam obter uma nova vacina contra leptospirose, tornando real a possibilidade de chegarmos a um produto comercial”, comemora Dellagostin.

O grupo conta atualmente com cinco professores do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) e um do Instituto de Biologia (IB), quatro bolsistas de pós-doutorado, bem como diversos alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica. Além disso, o projeto conta com a colaboração de pesquisadores da Universidade Federal Fluminense.

As pesquisas em vacina contra leptospirose tiveram início na UFPel há aproximadamente 10 anos. Ao longo deste período, o grupo liderado pelo professor Odir já publicou mais de 40 artigos científicos sobre o tema, e depositou seis pedidos de patentes, o que tem colocado a UFPel em destaque nesta área, não apenas no cenário nacional, mas também em nível mundial.

Publicado em 07/11/2013, na categoria Notícias.