Início do conteúdo

Tese avalia o aconselhamento sobre hábitos saudáveis no Brasil

Defesa de tese do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel

Título: Aconselhamento e hábitos saudáveis recebidos de profissionais de saúde em 100 municípios brasileiros
Apresentador: Suele M. Duro
Orientador: Luiz Augusto Facchini
Data: 21/11/2013
Hora: 9h
Local: Auditório Kurt Kloezel
Banca: Alicia Matijasevich (UFPel), Anaclaudia Gastal Fassa (UFPel) e Samuel de Carvalho Dumith (FURG).

Pesquisa avalia o recebimento de orientação à prática de atividade física e sobre consumo de sal, açúcar e gordura no Brasil
Estão bem estabelecidas as questões sobre como devemos cuidar da nossa saúde, sobre quais os comportamentos que beneficiam e prejudicam uma vida saudável. Todos nós, alguma vez na vida, já ouvimos falar que devemos fazer atividade física, comer pouca gordura, pouco sal e açúcar, dentre outros hábitos saudáveis que devemos cultivar. Mas será que a população tem recebido orientação sobre hábitos saudáveis de vida? Para tentar responder tal questão foi desenvolvida uma tese de doutorado do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da UFPEL, realizada por Suele Manjourany Silva Duro, sob a orientação do Dr. Luiz Augusto Facchini, em que foram entrevistados aproximadamente 12.000 adultos de 100 cidades do Brasil.

Infelizmente foi observado que apenas 38% dos entrevistados referiu ter recebido orientação nos 12 meses anteriores à entrevista para consumo de pouca gordura, 36% para consumo de pouco sal e 29% para açúcar. Além de 30% ter recebido orientação sobre a prática de atividade física. O perfil de recebimento das diferentes orientações foi bastante similar e foi mais frequente entre mulheres, mais velhos, com companheiro, de nível econômico mais elevado, ex-tabagistas, fisicamente ativos e portadores de hipertensão arterial, diabetes e excesso de peso.

Os autores concluíram que a orientação é pouco realizada, principalmente para os indivíduos mais jovens, mais pobres e mais saudáveis, configurando uma oportunidade perdida de prevenção à saúde e conscientização da população. E reforçam a importância do desenvolvimento de ações que objetivem a qualificação de serviços e profissionais de saúde para que toda a população seja orientada e tenha à disposição exaustivas informações sobre os benefícios de um estilo de vida saudável. Pois esse é um dos meios de conseguirmos uma sociedade mais saudável no futuro.

Publicado em 06/11/2013, na categoria Notícias.