CNPq financia pesquisa sobre a saúde de professores

Pela terceira vez o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) concede financiamento a um grupo de professores da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas para pesquisar a relação entre o trabalho e a saúde de professores.

A pesquisa, que já está em sua terceira etapa, será desenvolvida entre 2014 e 2016 e tem como objetivo analisar a relação entre a saúde e o processo de trabalho de professores que atuam na Educação Infantil em dezoito cidades da zona sul do Estado do Rio Grande do Sul.

A pesquisa a respeito da saúde do professorado teve uma primeira etapa entre os anos de 2007 e 2009, quando foi realizada a análise do processo de trabalho dos professores de escolas públicas municipais de Ensino Básico da cidade de Pelotas. A segunda etapa da pesquisa foi desenvolvida entre os anos de 2010 e 2012 e esteve focada no trabalho de professores de Educação Infantil. Os resultados das duas primeiras etapas já foram publicados em livros e revistas científicas e apresentados em eventos na Europa, nos Estados Unidos e em vários países da América Latina. Agora, em sua terceira etapa, a pesquisa será ampliada para mais dezoito municípios da região sul do Estado.

A pesquisa, que contou com o apoio financeiro do CNPq em todas as suas etapas, está sendo coordenada pelos professores da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas Jarbas Santos Vieira e Maria de Fátima Duarte Martins e pelo professor do IFSul Leomar Eslabão e conta com a colaboração de alunos de graduação, mestrado e doutorado.

A partir dos dados obtidos pela pesquisa o grupo pretende colaborar com as prefeituras na elaboração de políticas públicas para a proteção e preservação da saúde docente e melhoria da qualidade da educação.

A partir de janeiro de 2014 a equipe iniciará o contato com os prefeitos e secretários de educação das cidades para a definição dos calendários de contatos com as escolas.

Para mais informações sobre a pesquisa entre em contato com Jarbas Santos Vieira, pelo mail jarbas.vieira@gmail.com ou pelo (53) 3284.5536.

Publicado em 05/11/2013, na categoria Notícias.