Início do conteúdo

Doação de sangue: uma parceria pela vida

Recorrentes pedidos veiculados nos meios de comunicação mostram a necessidade de um gesto e a escassez dos voluntários: precisa-se de doação de sangue de todos os tipos. O Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel), que atende a demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade e arredores, precisa de cerca de 30 doadores diários apenas para suprir os casos de urgência e emergência. No entanto, essa meta seguidamente é descumprida.

Na busca por sanar esse tipo de dificuldade, o Hemopel fechou parcerias com diversas instituições da cidade para que, em cada mês do ano, uma delas ficasse responsável por incentivar pessoas a realizarem a doação. Durante o mês de outubro, a responsável foi a Universidade Federal de Pelotas.

Segundo a assistente social do Hemocentro, Gisele Pinto, a intenção dessa campanha é criar uma cultura da doação de sangue, inserindo o assunto nos diversos círculos sociais do cidadão, tais como seus estudos, trabalho e diversão.

Ainda nesta última semana do mês, a UFPel planeja alguns atos concretos que marquem a adesão à essa campanha, como a doação de sangue por parte de alguns técnicos administrativos.

Você também pode fazer parte dessa campanha. Veja as condições de saúde para a doação e visite o Hemocentro Regional de Pelotas, na avenida Bento Gonçalves, 4569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense.