PRAE realiza segunda Audiência no campus CL

DSC_0837A segunda audiência pública da PRAE, nesta terça-feira(22), no auditório da Faem, objetivou debater os temas relacionados à assistência estudantil com a comunidade do campus Capão do Leão, mas a pequena presença de público – “compreensível pela falta de uma cultura de diálogo na Universidade”, segundo o vice-reitor, Carlos Mauch –, frustrou um pouco as expectativas. Ele contestou as críticas sistemáticas que a atual administração recebe de alguns segmentos da UFPel, lembrando que decorreram apenas nove meses de um programa feito para quatro anos.

Mauch refutou o discurso infundado sobre o desabastecimento e a má qualidade da água do campus, descrevendo as ações da área de Infraestrutura para sanar o problema. “Além de aumentar a profundidade do ponto de captação, de 30-40 centímetros para cerca de 2,5 metros, elevando o tratamento de 7m³/hora para até 30m³/hora (pico registrado no mês de abril), a água do campus é potável em todos os seus índices, graças à limpeza das caixas d’água e ao novo sistema de tratamento”, enfatizou, afirmando que água que chega às torneiras estão agora dentro dos padrões exigidos pela Anvisa.

O vice-reitor citou também a gradual estabilidade do sistema de eletricidade, a partir do escalonamento de uma dívida herdada junto à CEEE, de R$ 8,2 milhões, do suporte técnico recebido da Companhia e da manutenção regular de geradores. Segundo ele, as deficiências serão resolvidas em definitivo com a construção de 10 subestações, duas das quais já estão sendo licitadas – IB e CCQFA.

“Estamos no início de um trabalho em prol de uma instituição que tenha qualidade, com boa infraestrutura, bom corpo docente e bom corpo administrativo. Gostaríamos de fazer esse debate com o auditório cheio, pois as sugestões e a crítica honesta e respeitosa serão sempre bem-vindas. Só não aceitamos as críticas infundadas e tendenciosas”, alfinetou Mauch.

No diálogo descontraído e informal estabelecido ao final do encontro foram referidas demandas pontuais do campus CL, como a iluminação das áreas externas, moradia estudantil, transporte, opções de espaços para alimentação e convivência, entre outros. Segundo o vice-reitor, todas as questões seguirão uma linha de prioridades. “É compreensível que vocês queiram as coisas com pressa, pois são necessidades antigas e todos gostariam que tudo melhorasse. Pedimos apenas um pouco de paciência”, concluiu.

Audiência Recursos Humanos
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) convida a comunidade acadêmica para as audiências públicas na área de recursos humanos, nesta quinta-feira(24), no campus Capão do Leão, a partir das 12h30min, e no campus Porto, às 17h.

Publicado em 22/10/2013, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Audiências Públicas, Campus Capão do Leão, PRAE.