UFPel adere à Campanha Outubro Rosa

Assumindo seu papel de instituição voltada para a área da Educação e, especialmente, por reunir uma série de cursos ligados à área da Saúde, a Universidade Federal de Pelotas não poderia estar ausente do movimento Outubro Rosa, campanha de conscientização realizada no mês de outubro e dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, é promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro epicentro das ações. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares.

Na UFPel
Além de apoiar a campanha, em suas diversas manifestações, a UFPel articula uma série de ações e iniciativas para dar maior visibilidade ao movimento. Uma das providências que estão sendo adotadas é a colorização do Portal da Universidade, que nesta terça-feira(15) está assumindo a tonalidade rosa. Segundo o analista de sistemas, Henrique Vianna, que atua no Setor de Tecnologias para Websites da Universidade, a introdução de modificações pontuais e de caráter eventual no visual do site da UFPel é uma prerrogativa da Plataforma WordPress, adotada recentemente e que oferece alternativas como essa, “dando maior dinamismo e permitindo variações visuais e de execução das ferramentas”.

A coordenadora de Tecnologia da Informação da UFPel, Amanda Argou, destaca a importância do Portal da Universidade e sua capacidade de levar a Instituição até a comunidade, o que, segundo ela, ganha relevância em campanhas como o Outubro Rosa.

Está prevista também a iluminação da fachada principal da Reitoria, no campus Porto, em tom rosa e a distribuição de fitas rosa entre a comunidade universitária.

Publicado em 15/10/2013, na categoria Manchete.