Nova ferramenta dará transparência e publicidade às ações da UFPel

Imagem 012Foi lançado, na tarde desta quinta-feira (10), o ObservA, Observatório da Auditoria da UFPel que tem como objetivo contribuir para a melhoria da gestão pública na Universidade ao possibilitar que a comunidade acadêmica e a comunidade em geral tenham acesso rápido e fácil a informações sobre a gestão universitária: orçamento e finanças, contratos e convênios, aquisições, patrimônio e recursos humanos.

Ao abrir a cerimônia de lançamento, o auditor interno, Elias Medeiros Vieira, agradeceu as Coordenações de Tecnologia da Informação e de Comunicação Social pelo apoio e parceria no projeto que, segundo ele, é um presente para a comunidade acadêmica e comunidade em geral. O ObservA está em funcionamento, em caráter de teste, há dois meses e, segundo Elias, já coleciona muitos acessos e contribuições da comunidade. “A ideia é estimular a comunidade a auxiliar a administração e, em contrapartida, buscar meios mais eficientes de auxiliar a comunidade em suas demandas”, disse.

Imagem 021Em seu pronunciamento, o reitor Mauro Del Pino, falou que a Universidade enfrentou muitos problemas por não possuir um mecanismo de transparência que amparasse as ações da gestão. Para o reitor, a ferramenta tornará a UFPel um modelo de Universidade em alguns pontos importantes da administração pública, como o controle público e a transparência. “Estamos mais tranquilos com o que fazemos, pois agora temos uma ferramenta que observa as boas práticas, dando transparência e publicidade a todos os atos da administração”, comemorou.

ObservA
O ObservA foi construído pela equipe técnica da Auditoria Interna da Universidade, com o apoio das Coordenações de Tecnologia da Informação e de Comunicação Social.

Os menus são relacionados a assuntos da Universidade Federal de Pelotas e foram concebidos de forma que com apenas dois clicks a comunidade possa acessar as informações disponibilizadas na plataforma digital.

Conheça a multiplicidade de possibilidades de consultas oferecida, bem como o histórico da implementação, a relevância do ObservA e as primeiras opiniões sobre o programa no arquivo  Concurso CGU – ObservA. O Observatório pode ser acessado pelo link http://wp.ufpel.edu.br/observa/.

Concurso
Em pleno lançamento, o ObservA, já é destaque no concurso da  Controladoria Geral da União (CGU). O projeto foi selecionado entre os dez melhores trabalhos que concorrem no I Concurso de Boas Práticas de Controle e Transparência na categoria Promoção da Transparência, disputando com projetos de grandes órgãos do serviço público federal. Este foi o resultado da seleção da primeira fase do Concurso, que escolheu práticas por categoria, que agora serão objeto de visita técnica.

Projetos de órgãos como a Capes do MEC, Correios, Fundo Nacional da Saúde, Ministério do Turismo, Secretaria Nacional de Defesa Civil e UFPR também foram selecionados nesta etapa, dando uma dimensão da parceria dos trabalhos concorrentes no Concurso.

Publicado em 10/10/2013, na categoria Notícias.