Início do conteúdo

Galeria do Centro de Artes expõe Marina Camargo, com a mostra O ar entre as coisas

convite-Marina-CamargoDIVULGARAbre no dia 10 de outubro, às 19h, a exposição de Marina Camargo “O ar entre as coisas” na SALA – Galeria do Centro de Artes da UFPel. A artista, nascida em 1980 em Porto Alegre, com Mestrado em Artes Visuais do  Instituto de Artes da UFRGS, Porto Alegre, e  Pós-Graduação em Cultura Visual  da Universidade de Barcelona, Espanha, desenvolve projetos de arte contemporânea no Brasil e no exterior, que indagam sobre os códigos e imagens que utilizamos diariamente para representar o mundo – a paisagem, o alfabeto, o mapa, o desenho, os nomes de lugares. Camargo “opera um pequeno deslocamento nessas formas de codificação do mundo, surpreendendo o observador com o desvio de seu eixo original”, segundo Laura Schuch (http://www.marinacamargo.com/site/textos.php.)

Apesar de jovem, Camargo tem uma trajetória artística densa e significante no cenário da arte contemporânea brasileira e internacional.  Nos últimos cinco anos, Marina Camargo realizou exposições individuais na Bolsa de Arte em Porto Alegre e na Galeria Zipper e no Centro Cultural de São Paulo, em São Paulo; bem como, exposições coletivas no Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS e na Bienal do MERCOSUL em Porto Alegre; no SESI em São Paulo; na Galeria Cosmocopa em Rio de Janeiro e  no Museu de Arte Contemporânea de Curitiba, assim como em Honor Fraser Gallery em Los Angeles, EUA.

Camargo também realizou projetos em residências-de-artista em Berlim e Londres recebendo apoio da Bolsa FUNARTE Incentivo à Produção em Artes Visuais, da Bolsa IBERÊ CAMARGO – para seu projeto de residência no GASWORKS em Londres, Inglaterra, o Prêmio FUNARTE de Arte Contemporânea  para seu Projeto Lugares/Representações, do Prêmio Brasil Arte Contemporânea da Fundação Bienal de São Paulo e Ministério da Cultura para seu Projeto Percursos, do Prêmio Açorianos de Porto Alegre na categoria incentivo à produção plástica e do Prêmio aquisição do Centro Cultural São Paulo.

A residência-de-artista é uma das tendências da arte contemporânea, que se caracteriza como uma arte desenvolvida a partir de projetos específicos, ou seja, o artista planeja uma proposição que será realizada durante sua permanência em uma localidade. Artistas que desenvolvem projetos é outra tendência da arte contemporânea que emerge particularmente a partir dos anos 90 e se distingue da concepção modernista da arte como “obra isolada” ou como “objeto de arte”. As “obras” elaboradas por Marina Camargo têm estas características, pois estão intimamente ligadas ao contexto cultural que vivencia. São trabalhos que buscam indagar poeticamente sobre a memória de um lugar e sobre sua experiência.

A seleção de trabalhos na exposição d’A SALA vai focalizar na cartografia, geografia e representação dos lugares através de mapas.  Camargo mostrará trabalhos de vídeo, fotografia e também feitos em placas translúcidas de acrílico azul usando uma técnica de recorte que vaza o material, de tal forma, recriando uma cartografia poética de lugares visitados e observados pela artista. Em uma obra, estes lugares são transformados num “inventário das águas e das lagoas”.

Seus trabalhos recentes em acrílico mostram uma das bases de sua arte em termos de desenho que transita nos espaços fora do plano bidimensional. A poesia visual que Camargo traz para a galeria A SALA é também feita de um material invisível e flutuante – o ar. O título da exposição “O Ar Entre As Coisas” é uma provocação poética, que lança uma questão, tanto quanto provoca uma tentativa de responder: O que pode ser este ar de Marina Camargo?

Entre os dias 8 e 9 de outubro a artista estará em Pelotas montando a exposição e no dia da abertura, dia 10 proferirá uma palestra direcionada ao público em geral às 18h, sobre sua experiência em projetos artísticos. A exposição abre às 19h do dia 10 de outubro e ficará aberta até o dia 30 de outubro, das 9h30min às 12h e das 14h às 18h. A SALA Galeria de Arte fica localizada no prédio do Centro de Artes da UFPel, na rua Alberto Rosa 62. Para informações sobre as ações educativas da galeria, entre em contato com patafisica@live.com.

Publicado em 02/10/2013, na categoria Notícias.