PPGECM presente em congresso em Montevidéu

Imagem1Realizou-se, no período de 16 a 20 de setembro de 2013, em Montevidéu – Uruguai, o VII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática (CIBEM). O evento foi uma promoção da Federação Ibero Americana de Sociedades de Educação Matemática (Fisem) e da Sociedade de Educação Matemática Uruguaia (Semur). Na abertura do evento, o professor brasileiro Ubiratan D’Ambrósio recebeu uma homenagem especial da cidade de Montevidéu. E, durante sua fala, D’Ambrósio prestou sua homenagem a um grande matemático, José Luis Massera (1915 Itália – 2002 Uruguai).

Atualmente, no Uruguai, a investigação matemática se desenvolve no Centro de Matemática (CMAT) da Faculdade de Ciências e no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Faculdade de Engenharia da Universidade da República. Desde o Instituto de Matemática e Estatística se realizaram importantes aportes à matemática universal. Um destes aportes nasceu da obra de José Luis Massera, e parte de seu trabalho foi assimilado pelos textos universitários de matemática em equações diferenciais que se utilizam em todo mundo.

Massera foi Doutor Honoris Causa da Universidade da República, lugar em onde se velaram seus restos mortais, em 2002. Recebeu esse título em outras nove universidades, e foi mundialmente reconhecido pelo teorema que leva seu nome (Teorema de Massera, ou inversa do de Liapunov). Mas seu labor transcendeu o âmbito acadêmico. Massera tinha um forte compromisso social e político que lhe custou 10 anos de prisão durante a ditadura.

Em 1975, foi detido por pertencer ao Partido Comunista, e ainda nessas condições exerceu seu trabalho docente ensinando a seus colegas de cela. O professor Ubiratan D’Ambrosio, em sua apresentação, registrou que o professor Massera foi responsável por criar a melhor biblioteca matemática da América Latina, e, quando ele foi consultar as autoridades uruguaias, em missão da Unesco, para saber das condições de Massera na prisão, não foi autorizado a visitá-lo. Quando perguntou sobre a famosa biblioteca, foi-lhe dito que a mesma se encontrava fechada. Visitando a Universidade, o professor ficou chocado ao ver que a mesma se encontrava totalmente trancada com correntes e cadeados. (Texto escrito por Denise Silveira, Dilson Ribeiro e Rosalina Vieira dos Anjos e revisado pelo professor Ubiratan D’Ambrósio).

O PPGECM – Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática se fez presente ao evento através de apresentação de trabalhos dos mestrandos e professores do programa e do IFM. Na foto vemos o mestrando professor Dilson Ribeiro, o professor Ubiratan D’Ambrosio, a professora Denise Silveira e a mestranda professora Rosalina Vieira dos Anjos.

Publicado em 25/09/2013, na categoria Notícias.