Início do conteúdo

Novas contas de e-mail passam a ser criadas por meio do Cobalto

Nesta semana a comunidade da UFPEL estará recebendo mais um módulo de serviços do Cobalto – Sistema Integrado de Gestão, desenvolvido pela Coordenação de Tecnologia da Informação – CTI/UFPEL. A partir do dia 10 de setembro, as solicitações de e-mail institucional no domínio ufpel.edu.br serão feitas a partir de módulo específico no Cobalto. Com esta nova funcionalidade, todo usuário cadastrado no Cobalto poderá criar sua conta de e-mail institucional no próprio sistema, o que agiliza e simplifica o processo de cadastro de endereços eletrônicos. De acordo com o Analista de Sistemas Cássio Carvalho, “havia uma grande expectativa pela disponibilidade deste serviço no Cobalto, já que permite a criação da conta de forma instantânea”.

Esta funcionalidade se aplica para a criação de novas contas pessoais, o que representa uma parcela de cerca de 90% da demanda atual por este serviço. Os casos de contas institucionais de setores da administração superior, unidades acadêmicas, órgãos suplementares, projetos ou programas de extensão, grupos de pesquisa entre outras categorias de contas institucionais permanecem sendo feitas a partir de solicitação ao Núcleo de Infraestrutura de TI, pelo telefone (53) 3275.7132 ou pelo e-mail redes@ufpel.edu.br.

Junto ao lançamento deste novo módulo do Cobalto, a Coordenação de Tecnologia da Informação disponibiliza orientação ao usuário sobre os procedimentos de utilização do recurso. Acesse a ajuda em: http://wikicobalto.ufpel.edu.br/doku.php?id=suporte:visao_geral:solicitacoes

Com o objetivo de ampliar a integração das soluções ofertadas aos usuários de TI da UFPEL, simplificar o acesso aos serviços e ampliar a segurança, transparência e acessibilidade às informações institucionais, a equipe do Núcleo de Sistemas da Informação da CTI trabalha focada no processo de integração de serviços e sistemas hoje isolados, migrando-os para a plataforma integrada no Cobalto. “É um processo cíclico que renderá benefícios diretos à toda comunidade da UFPel”, diz Hiram Noguez, do Núcleo de Sistemas de Informação.

Conforme a Coordenadora da CTI/UFPEL, “o trabalho que vem sendo desenvolvido tem um foco claro: soluções dirigidas ao objetivo de facilitar a vida do usuário. É isso que o Cobalto se propõe implementar. E é com esse foco, que tanto o serviço de novas contas de e-mail institucional quanto a área de acesso livre do sistema, materializam os resultados práticos dessa política de integração de serviços que a CTI vem desenvolvendo”.

Sobre o sistema – O Cobalto é um sistema de informação baseado em software livre que vem sendo desenvolvido por uma equipe de servidores da área de TI da própria UFPEL, e que já disponibiliza diversos módulos em pleno uso pela comunidade acadêmica, como na Gestão de Recursos Humanos, Projetos de Pesquisa, Projetos de Ensino, Sistema Acadêmico da Pós-Graduação, Concessão de Benefícios da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Administração do Restaurante, Indicadores, Gerenciamento das Carteiras de Identificação e Helpdesk. Se você é estudante ou servidor da UFPEL e ainda não utilizou o sistema, acesse https://cobalto.ufpel.edu.br e cadastre-se.

 

Tags: Cobalto, CTI, e-mail, Tecnologia da Informação

Publicado em 10/09/2013, na categoria Destaque.
Marcado com as tags Cobalto, CTI, E-mail, TI.