Início do conteúdo

29 de agosto. Dia Nacional de Combate ao Fumo

Slide Portal_Cigarro e Indústria_FlatDe acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a fumaça dos derivados do tabaco – cigarros, charutos, cachimbos, etc – é comprovadamente cancerígena.

O fumante inala 4.700 substâncias, das quais 400 são despejadas da ponta do cigarro para o ambiente (ar tóxico contaminante), sendo que algumas delas aí permanecem em concentrações maiores do que na fumaça tragada: a amônia em até 791 vezes maior, nicotina até 21 vezes mais, monóxido de carbono até 15 vezes mais, alcatrão até cinco vezes mais e nitrosamina até 10 vezes mais.

Os não fumantes que respiram a fumaça do tabaco têm um risco maior de desenvolver doenças relacionadas ao tabagismo. Quanto maior o tempo em que o não fumante fica exposto à Poluição Tabagística Ambiental (PTA) maior a chance de adoecer.

A exposição ao fumo passivo no local de trabalho causa, segundo estimativas da OMS, aproximadamente 200 mil mortes anuais em trabalhadores em todo o mundo. Trabalhadores não fumantes expostos involuntariamente à fumaça do tabaco com freqüência correspondem a terem fumado de quatro a 10 cigarros por jornada de trabalho.

Aproximadamente 700 milhões de crianças – quase metade de todas existentes no mundo – são regularmente expostas ao fumo passivo.

Por tudo isso, o fumo passivo é a terceira maior causa de morte evitável no mundo, perdendo apenas para o tabagismo ativo e o consumo de álcool.

No Brasil, pelo menos 2.655 não fumantes morrem a cada ano por doenças atribuíveis ao tabagismo passivo. Ou seja, a cada dia, ao menos sete não fumantes morrem por doenças provocadas pela exposição passiva à fumaça do tabaco.l

Somente “ambientes 100% livres de fumo” oferecem proteção eficaz contra os danos devidos à fumaça do tabaco!

Para regular o tema, existem a Lei Federal 9.294/96 e a Lei Municipal 5.636/09. O fumante ativo pode exercer o seu direito de fumar em locais ao livre, distante de entradas de ar para os ambientes fechados.

Lembre-se: todos nós podemos ajudar a criar ambientes mais saudáveis. Para isso, é importante que fumantes e não fumantes tenham atitudes para proteger a saúde e a vida de todos.

Publicado em 29/08/2013, na categoria Notícias.