Início do conteúdo

Comissão de Ética submeterá regimento à comunidade acadêmica

DSC_0483 Os integrantes da Comissão de Ética da UFPel reuniram-se com o reitor Mauro Del Pino na manhã desta quarta-feira(28) , no gabinete da Reitoria. O encontro teve por objetivo apresentar os atuais membros e relatar necessidades e demandas.

Composta por três servidores técnico-administrativos e três docentes e funcionando como um órgão autônomo, de assessoria à Administração Central da Universidade, a Comissão visa desenvolver ações no sentido de fiscalizar e fazer cumprir o código de ética do servidor público, seja ele administrativo ou docente.

A Comissão de Ética segue as normativas das resoluções federais que regem a conduta dos servidores federais, estipuladas pela Comissão de Ética Pública (CEP), vinculada à Presidência da República. Sua função principal é a promoção da ética, agindo de forma preventiva ou diante de reclamações ou denúncias.

A reunião
DSC_0481A partir da constatação de que o atual regimento não contempla a totalidade da legislação sobre ética pública, os membros da Comissão de Ética da UFPel recomendam uma revisão de seu regimento, através de uma discussão com a comunidade acadêmica, que poderá sugerir alterações ou acréscimos.

Outra proposta é a maior integração entre a Comissão de Ética, a Ouvidoria e a Comissão de Processos Administrativos Disciplinares. Nesse sentido, será agenda uma reunião de trabalho para os próximos dias, com os representantes dos três órgãos.

O encontro tratou também das demandas relacionadas à estrutura física e de pessoal e sobre a necessidade de qualificação da equipe, através da participação em cursos oferecidos pela Comissão Nacional de Ética Pública, bem como nos seminários internacionais de ética pública.

Em breve avaliação sobre o trabalho realizado pelo órgão, o reitor Mauro Del Pino afirmou que o trabalho valoriza o servidor e o serviço público e confere maior eficiência às atividades desenvolvidas.

Integram a Comissão os servidores Terena Souza da Silva (presidente), Juliana Antunes Souza e Tanizia Bender, e os docentes Eduardo Luiz Barbin, Júlio César Emboava Spanó e Renato Fabrício de Andrade Waldemarin.

Publicado em 28/08/2013, na categoria Destaque.