Pelotas, capital Cultural? Debate hoje(26) na Biblioteca Pública

Cartaz Almanaque Ciclo de DebatesPelotas é uma capital cultural? Ou é uma cidade histórica? Ou seria, antes de mais nada, uma cidade universitária? Ou seria tudo isso, e algo mais? Qual é a nossa identidade como cidade gaúcha? Qual nosso passado e nosso futuro? Debater estes temas, entre os meses de agosto e outubro, uma vez por mês na Biblioteca Pública Pelotense, é o projeto dos organizadores do Almanaque do Bicentenário de Pelotas. O evento contará com a participação de várias personalidades locais, sendo que em Outubro estão confirmadas as participações de Mauro del Pino (reitor da UFPel), José Carlos Pereira Bachettini Júnior (reitor da UCPel), César Borges (ex-reitor da UFPel), Antonio Carlos Barum Brod (ex-reitor IFSul) para discutir o tema “Pelotas, cidade universitária?”.

Histórico:
Após entregar o Almanaque do Bicentenário de Pelotas (volume 1) no ano de 2012 para a comunidade pelotense, este ano será lançado na Feira do Livro o volume 2 do Almanaque. Ao todo, são quase 35 pesquisadores trabalhando no resgate da história (e também das fotografias) da cidade de Pelotas nos últimos 100 anos. Projeto da Gaia Cultura & Arte, financiado pelo Pró-Cultura RS, o livro somente será viabilizado graças ao acolhimento e patrocínio da empresas Josapar e Biri Refrigerantes.

O volume 1 do Almanaque está disponível na Internet:

Dia 26 de Agosto (segunda-feira, 19h)
Debate: Pelotas, capital cultural?
Com: Beatriz Araujo (Secretária Municipal de Cultura), Valter Sobreiro Jr. (Dramaturgo), Paulo Gaiger (Diretor de Arte e Cultura da UFPEL),  Fernando Keiber (Produtor Cultural), Antonio Cruz (Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPel).
Coordenação: Luís Rubira

Dia 10 de Setembro (terça-feira, 19h)
Debate: Pelotas, cidade histórica?
Com: Fábio Vergara Cerqueira (Professor do Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural), Renata Requião (Professora do Centro de Artes da UFPel, Graduada em Arquitetura), Fábio Galli (Bacharel em Conservação e Restauro UFPel), Eduardo Arriada (Professor da Faculdade de Educação UFPel e Historiador).
Coordenação: Luís Rubira

Dia 22 de Outubro (terça-feira, 19h)
Debate: Pelotas, cidade universitária?
Com: Mauro del Pino (Reitor da UFPel), José Carlos Pereira Bachettini Júnior (Reitor da UCPel), César Borges (ex-Reitor da UFPel), Antonio Carlos Barum Brod (ex-Reitor IFSUL)
Coordenação: Luís Rubira

Publicado em 26/08/2013, na categoria Notícias.