Enfermagem faz 37 anos neste sábado (24)

A Faculdade de Enfermagem teve sua origem quando o Curso de Enfermagem foi aprovado no Conselho Universitário, em 24/08/1976, pela Portaria n° 01/1976 da UFPel, sendo reconhecido pelo Ministério da Educação pela Portaria n° 402 de 24.06.1980.

Ao longo dos anos, a Faculdade de Enfermagem teve um expressivo crescimento. Os diretores foram a Profa. Helena Maria da Rocha Conceição, Profa. Hildete Bahia da Luz, Prof. Cláudio Mairan Brazil, Prof. Ari Nunes Assunção, Profa. Elodi dos Santos, Profa. Emília Nalva Ferreira da Silva e Profa. Luciane Prado Kantorski. Cada um em seu tempo pôde contribuir para liderar e constituir o trabalho de um grupo que tem se empenhado em desenvolver a profissão.

Na trajetória da FEn, foram assumidos desafios importantes, como a mudança do currículo. Um processo que após dois anos de discussão, oficinas, capacitações, construções coletivas, culminou com o novo Projeto Político-Pedagógico da Graduação em Enfermagem implantado em 2009.

O processo consistiu numa proposta inovadora de currículo integrado, estruturada por meio de componentes curriculares baseados em habilidades e competências, metodologias ativas, inserção precoce do aluno na prática, visando formar um enfermeiro generalista, crítico e voltado às necessidades do Sistema Único de Saúde. No contexto de avaliações do Ministério da Educação, o Curso de Enfermagem obteve nota 4 nas duas últimas avaliações do ENADE.

A Faculdade de Enfermagem, como unidade acadêmica, constitui-se como um espaço de formação de graduação, pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado), com vários projetos de extensão comunitária consolidados (através dos quais assiste a comunidade, capacita pessoas), pesquisa (com núcleos de pesquisa sedimentados e em consolidação, grupo de pesquisadores em condições de captar recursos, realizar pesquisas e divulgar seus resultados em periódicos de expressão nacional e internacional).

Está apta a atender a necessidade de formar pessoas competentes, críticas e capazes de contribuir para a construção do Sistema Único de Saúde, cuidando, liderando processos, gerenciando programas e instituições, contribuindo para o planejamento, implantação, avaliação de políticas de saúde.

Publicado em 24/08/2013, na categoria Notícias.